Unicamp Diretoria Acadêmica

Estudante Especial Imprimir

Datas Importantes 

Pré-inscrição para Estudante Especial - Informações nas Unidades de Ensino  
De 05/11/2017 a 09/11/2017
Divulgação do Caderno de Horários da Graduação para 1ºsemestre de 2018
Dia 23/11/2017
Divulgação do Caderno de Horários da Pós-Graduação para 1ºsemestre de 2018
Dia 27/11/2017
Preenchimento da Ficha de Inscrição - SIGA - Sistema de Inscrição
De 03/12/2017 a 26/02/2018
Divulgação do Resultado
Dia 01/03/2018

Tutorial in english / Tutorial en español                     

Estudante Especial é aquele que, não estando regularmente matriculado em um curso de Graduação ou Pós-Graduação da Unicamp, recebe autorização das Coordenadorias de curso para se matricular em uma ou mais disciplinas isoladas em um determinado período letivo.

Para se candidatar a disciplinas da Graduação é necessário que o candidato tenha concluído um curso reconhecido de alguma Instituição de Ensino Superior (IES) no Brasil ou Exterior ou esteja regularmente matriculado em outra Instituição de Ensino Superior (IES). 

Para se candidatar a disciplinas da Pós-Graduação é necessário que o candidato tenha concluído um curso reconhecido de alguma Instituição de Ensino Superior (IES) no Brasil ou Exterior. 

Procedimentos

O candidato a Estudante Especial na Unicamp deve:

Recomenda-se a todos os candidatos a Estudantes Especiais, tanto de disciplinas de Graduação quanto de Pós-Graduação, que acessem os sites das Unidades de Ensino para verificar a necessidade de procedimentos adicionais, como inscrição em sistemas próprios adotado pelas Coordenadorias. 

No caso de disciplinas da Pós-Graduação, o interessado deve observar os prazos estabelecidos no Calendário Escolar para realizar a pré-inscrição diretamente nas Unidades.

Cada Unidade (Faculdade ou Instituto) tem autonomia para definir os critérios de seleção de Estudante Especial, ficando a critério de cada uma delas realizar ou não a pré-inscrição.

Mesmo que o candidato a Estudante Especial tenha feito algum tipo de pré-inscrição na Unidade de seu interesse, incluindo acesso a sistemas próprios de cada Unidade de Ensino, é obrigatório o preenchimento da ficha de Inscrição no sistema SIGA - Sistema de Inscrição.

Atenção: Caso o candidato não preencha ficha de inscrição no SIGA - Sistema de Inscrição, ainda que seja aprovado no processo de seleção da Unidade, a matrícula na(s) disciplina(s) solicitada(s) não será efetivada, devendo realizar a inscrição em semestre posterior. 


Limite de créditos

No caso de nível de Graduação, o Estudante Especial pode se inscrever em múltiplas disciplinas, não ultrapassando o limite máximo de 14 (quatorze) créditos por período letivo. 

No nível de Pós-Graduação não há limites de créditos a serem cursados, ficando a critério da Coordenação de Curso autorizar todas as disciplinas solicitadas pelo estudante ou não.  

Para candidatos à disciplinas de nível de Graduação,  não serão aceitas inscrições de Estudante Especiais que tenham sido reprovados 02 (duas) vezes, por nota ou frequência, em uma mesma disciplina, ou 04 (quatro) vezes em disciplinas distintas, não computadas as ocorrências anteriores a 1995.


Documentos necessários

Não é necessária a apresentação presencial de documentos, mas no momento da inscrição no sistema será necessário fazer o upload de uma foto 3x4 e dos documentos acadêmicos exigidos: 

É imprescindível que estes documentos sejam digitalizados e anexados ao sistema para a conclusão da inscrição.

Pode ser dispensada a exigência de diploma de curso superior a critério da respectiva Coordenadoria de Pós-Graduação.

O candidato estrangeiro também pode se inscrever como Estudante Especial e deverá observar a legislação pertinente, referente aos documentos produzidos no exterior e o visto consular adequado.


Resultado

Após o preenchimento, o upload dos documentos e a finalização de sua inscrição, o candidato deverá aguardar a análise de seu pedido pela(s) Coordenadoria(s) responsável(eis).

Caso sua inscrição seja deferida, você receberá um e-mail automático para consulta ao Relatório de Matrícula e uma carta para cadastro da senha.

Se a inscrição for indeferida, você também será avisado por meio de e-mail automático.


Cartão Universitário - RA

O estudante aceito na condição de Estudante Especial poderá solicitar seu Cartão Universitário comparecendo ao atendimento da DAC, mediante pagamento de taxa da tabela vigente. Com o cartão, o estudante terá acesso à retirada de livros nas Bibliotecas do sistema SBU e aos Restaurantes Universitários do campus, podendo realizar as refeições com os mesmos valores oferecidos aos estudantes regulares.

*A  validade do cartão universitário é sempre até o fim do período letivo  para o qual o estudante se inscreveu. Caso ainda tenha créditos no cartão no fim do semestre, o mesmo poderá ser utilizados em semestres subsequentes, desde que o estudante realize nova inscrição.

A lista de cartões disponíveis para retirada pode ser consultada em RA disponível - Estudante Especial.


E-mail, Senha e Wi-Fi

O estudante receberá no dia da divulgação do resultado um e-mail automático com instruções para consulta ao Relatório de Matrícula e uma carta para cadastro de senha que lhe dará acesso ao e-mail com domínio ra@g.unicamp.br e à rede sem fio Wi-Fi Eduroam. Ao cadastrar a senha, poderá acessar os Serviços Acadêmicos via web e também emitir o Certificado de Estudos com informações de notas/conceitos, frequência e carga horária das disciplinas cursadas.

*O acesso a estes serviços tem validade até o último dia de matrícula para Estudante Especial no período letivo subsequente.  


Desistência de Matrícula em disciplina

Na  impossibilidade de completar as atividades de uma disciplina, o  Estudante Especial poderá solicitar sua desistência. A desistência só é permitida uma  única vez na mesma disciplina. Para solicitá-la, o Estudante Especial dever, nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar, acessar o SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica, no menu Matrícula > Desistência de Matrícula Estudante Especial.

No caso da Pós-Graduação, a solicitação de Desistência só será efetivada após a autorização da Coordenação de Pós-Graduação.


Atestado de inscrição e Certificado

É possível emitir um atestado para comprovar o vínculo de matrícula na disciplina pelo sistema Serviços Acadêmicos.

Após  a conclusão da disciplina cursada, é expedido pela DAC um Certificado de Estudos, em que constará a carga horária cumprida, bem como o conceito obtido. Esse certificado pode ser emitido pelo próprio estudante no sistema Serviços Acadêmicos



Compartilhar: