Habilitações, Ênfases e Certificado de Estudos Imprimir

Habilitação/Ênfase

O Currículo Pleno pode ser integralizado sob a forma de diferentes Habilitações e/ou Ênfases, que são definidas por núcleos específicos de disciplinas que devem ser cursadas além do núcleo de disciplinas comuns do curso.

A Habilitação é caracterizada por possuir um núcleo específico de disciplinas que se diferencia significativamente dos demais núcleos específicos do Currículo Pleno.

A Ênfase é caracterizada por possuir um núcleo específico de disciplinas que não se diferencia significativamente dos demais núcleos específicos ou do núcleo comum.

Os curso de graduação pode ter mais de uma Habilitação/Ênfase. O estudante matriculado em curso que oferecem mais de uma Habilitação/Ênfase, poderá optar por uma Habilitação/Ênfase secundária, desde que previsto no Catálogo dos Cursos de Graduação e com autorização da Coordenadoria de Curso, quando for exigido.

Quando o aluno matriculado em Habilitação/Ênfase primária e secundária concluir uma delas, a que ainda não foi concluída será considerada como reingresso. A primeira Habilitação/Ênfase concluída constará no verso ou no anverso do diploma, a critério das Unidades de Ensino responsáveis pelo curso.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos cursos de Graduação.

Procedimentos

Para solicitar mudança de Habilitação/Ênfase, o estudante deve realizar o procedimento online por meio do portal e-DAC. Essa solicitação pode ser feita durante os períodos de matrícula.

Certificado de Estudos

Certificado de estudos é o documento que atesta a conclusão de um elenco de disciplinas integrantes de um ramo específico do conhecimento.

O oferecimento de certificados de estudos bem como a definição do elenco de disciplinas que os compõem ficam a critério da Coordenadoria de Curso responsável pelas disciplinas envolvidas.

Os certificados de estudos são emitidos pela Diretoria Acadêmica (DAC) quando solicitados pelos estudantes regulares ou especiais que forem aprovados em todas as disciplinas exigidas.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos cursos de Graduação.

Procedimentos

Para solicitar o certificado de estudos, o estudante deve protocolar seu pedido pelo sistema e-DAC, utilizando o assunto "Certificado de Estudos" e citando, no campo de texto, o nome do certificado, o catalogo do qual o certificado faz parte(curso/ano) e as disciplinas foram cursadas para este fim.

Caso as exigências do certificado incluam a convalidação de disciplinas para a sua obtenção, o aluno deverá procurar a Coordenadoria de Graduação responsável para que emitão um ofício, validando o cumprimento desta exigência.

Constatando o cumprimento das exigências, a DAC emitirá o certificado e avisará quando o mesmo estiver disponível para a retirada.