Unicamp Diretoria Acadêmica

Revalidação de Diploma - Graduação Imprimir

***MUDANÇA DE PROCEDIMENTO - Revalidação de Diploma - Medicina

Em 16 de maio de 2022 a UNICAMP assinou o termo de convênio com o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira - Revalida. A partir dessa data, as novas solicitações de Revalidação de Diploma para o curso de Graduação em Medicina não serão mais protocoladas pela Diretoria Acadêmica – DAC UNICAMP, pois deverão seguir o procedimento do Revalida.

Clique aqui para mais informações sobre o Revalida.

Atenção: Não realizar nenhum pagamento antes de agendar e comparecer na análise presencial dos documentos. Verifique aqui Informações sobre as Taxas de serviços pagos.


É o processo pelo qual os diplomas de cursos de Graduação, emitidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, podem ser declarados equivalentes aos títulos constantes no Brasil.

Para terem validade nacional, os diplomas estrangeiros deverão ser registrados por Universidade brasileira pública que tenha curso igual ou similar reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).

Para mais informações, leia atentamente a regulamentação da Revalidação de Diploma - Graduação, disposta na  Deliberação CONSU–A–16 de 02/08/2011.

Procedimentos

Documentação

Observações

As Comissões de Graduação poderão solicitar informações, traduções ou documentação complementar, que, a seu critério, forem consideradas necessárias.

Aos refugiados, na impossibilidade de exibir seu Diploma e Histórico escolar, é permitido o suprimento pelos meios de prova admitidos em direito.

Após efetuada a inscrição, a Unidade de Ensino responsável pelo curso deve nomear uma Comissão para a análise da solicitação, cuja manifestação deve ser aprovada pela Congregação da Unidade. Os pareceres poderão indicar:

Em qualquer hipótese de indeferimento não haverá devolução de taxas.

Os procedimentos estão baseados na Resolução DAC nº 01/2011. 





Compartilhar: