Revalidação de Diploma - Graduação Imprimir

É o processo pelo qual os diplomas de cursos de Graduação, emitidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, podem ser declarados equivalentes aos títulos constantes no Brasil.

Para terem validade nacional, os diplomas estrangeiros deverão ser registrados por Universidade brasileira pública que tenha curso igual ou similar reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).

A Revalidação de Diploma de Graduação está regulamentada pela Deliberação CONSU–A–16 de 02/08/2011.

Observações

As Comissões de Graduação poderão solicitar informações, traduções ou documentação complementar, que, a seu critério, forem consideradas necessárias.

Aos refugiados, na impossibilidade de exibir seu Diploma e Histórico escolar, é permitido o suprimento pelos meios de prova admitidos em direito.

Após efetuada a inscrição, a Unidade de Ensino responsável pelo curso deve nomear uma Comissão para a análise da solicitação, cuja manifestação deve ser aprovada pela Congregação da Unidade. Os pareceres poderão indicar:

Em qualquer hipótese de indeferimento não haverá devolução de taxas.

Os procedimentos estão baseados na Resolução DAC nº 01/2011.