Proficiência/Aproveitamento de Estudos Imprimir

Teste de Proficiência

É a verificação de conhecimentos que permite dispensar o estudante de cursar disciplinas obrigatórias ou eletivas de seu currículo pleno.

O estudante pode se submeter ao teste de proficiência apenas uma vez em cada disciplina, desde que não registre nenhuma reprovação ou desistência na disciplina objeto da proficiência. Somente no caso de língua estrangeira, o teste de proficiência pode ser realizado mais de uma vez.

O estudante aprovado no teste terá a disciplina registrada em seu histórico escolar, sendo-lhe concedidos os respectivos créditos.

O Calendário Escolar estabelece dois períodos para inscrição e realização de testes de proficiência, sendo um para as disciplinas de línguas estrangeiras e outro para as demais.

Mais informações podem ser obtidas no  Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo V - Da Avaliação do Aluno na Disciplina, Seção V - Do Teste de Proficiência.

O estudante deve fazer sua inscrição por do site da DAC, conforme as seguintes instruções:

Aproveitamento de Estudos

É a dispensa de disciplinas concedida por meio de análise da Coordenadoria do curso em casos em que o estudante já cursou previamente o conteúdo, parcial ou total, da disciplina na Unicamp ou em outra Instituição. O aproveitamento só pode ser concedido quando há equivalência do conteúdo programático da disciplina cursada anteriormente em relação à disciplina do atual Currículo Pleno a ser cumprido pelo estudante.

Somente disciplinas de cursos reconhecidos pelo MEC e cursadas em Instituição de Ensino Superior (IES) podem ser aproveitadas.

As disciplinas obrigatórias e eletivas cursadas na Unicamp anteriormente ao ingresso atual, que contenham códigos semelhantes ou sejam equivalentes conforme a Tabela de Continência/Equivalência, são automaticamente reconhecidas pelo sistema da DAC, no ato da primeira matrícula, sendo utilizadas para o cumprimento do atual Currículo Pleno do estudante. O não aproveitamento de disciplinas eletivas poderá ser solicitado pelo estudante junto à Diretoria Acadêmica.

Em caso de disciplinas da Unicamp que não possuam declaração formal de equivalência, o pedido deverá ser apresentado pelo estudante junto à Diretoria Acadêmica. Tal pedido deverá ser julgado pelas Coordenadorias de Graduação responsáveis pelas disciplinas envolvidas e responsáveis pelo curso do estudante. Em caso de deferimento do pedido sem a aplicação de exame de avaliação, o aproveitamento será considerado como Alteração Curricular, que deverá ser aprovada pelas Congregações das Unidades de Ensino responsáveis pelas disciplinas.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral de Graduação.

Entregar os documentos conforme abaixo na secretaria da unidade em que a disciplina é oferecida. Todos os documentos devem ser autenticados e assinados pela IES (Instituição de Ensino Superior) ou impressos do site da IES sendo necessário informar o link de acesso para conferência ou código de autenticidade eletrônico.

Prazo: As solicitações devem ser entregues até o final do primeiro semestre de ingresso na Unicamp. E para os alunos que estudam em outra IES paralelamente, devem protocolar solicitações até o final do semestre seguinte em que a disciplina foi cursada.

Disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior (IES)

As informações de decreto de reconhecimento e forma de ingresso podem ser comprovadas por declaração assinada pela IES de origem com carimbo e em papel timbrado.

No caso de disciplinas cursadas em programas de intercâmbio em universidades estrangeiras que não possuem todas as informações citadas nos itens acima, será necessária emissão de uma declaração pelo aluno, cuja conferência e aceitação ficará a cargo do coordenador que analisará a documentação.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Disciplinas cursadas na Unicamp

Entregar o formulário conforme abaixo na secretaria da unidade em que a disciplina é oferecida até o final do semestre seguinte em que a disciplina foi cursada.

Importante: O estudante deverá gerar um arquivo PDF para cada secretaria da unidade solicitada, tomando o cuidado para não solicitar Aproveitamento de Estudos de disciplinas oferecidas por diferentes Unidades em um mesmo formulário.

Tabela das siglas de disciplinas e Unidades de oferecimento

SIGLAS
UNIDADE DE OFERECIMENTO