Unicamp Diretoria Acadêmica

Intercâmbio Nacional Imprimir

1. Informações para estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES), que desejam realizar intercâmbio na Unicamp

A Unicamp possui convênios firmados com Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais e estrangeiras, a fim de permitir o desenvolvimento de atividades acadêmicas, viagens de estudos, palestras e atividades de pesquisa relacionadas a diferentes áreas.

Entre as universidades paulistas, a Unicamp possui convênios com Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Deliberação CEPE-A-001/2000 e Deliberação CEPE-A-002/2000

Estudantes dessas Universidades e de outras instituições nacionais que não possuem convênio com a Unicamp podem se inscrever para o Programa de Mobilidade Estudantil, desde que sigam os procedimentos listados a seguir.


Procedimentos

  1. Histórico Escolar atualizado
  2. Atestado de Matrícula atualizado (ainda que esteja com trancamento do semestre)
  3. Plano de estudos, aprovado pela Coordenação de seu curso na Instituição de origem
  4. Carta de Apresentação que comprove a mobilidade estudantil, conforme modelo logo abaixo


Limite de créditos

No caso de nível de Graduação, o Estudante Especial Intercambista Nacional pode se inscrever em múltiplas disciplinas, não ultrapassando o limite máximo de 24 (vinte e quatro) créditos por período letivo. 

No nível de Pós-Graduação não há limites de créditos a serem cursados, ficando a critério da Coordenação de Curso autorizar todas as disciplinas solicitadas pelo estudante ou não.  

Para candidatos à disciplinas de nível de Graduação,  não serão aceitas inscrições de Estudante Especiais que tenham sido reprovados 02 (duas) vezes, por nota ou frequência, em uma mesma disciplina, ou 04 (quatro) vezes em disciplinas distintas, não computadas as ocorrências anteriores a 1995.


Modelo de Carta de Apresentação

(papel timbrado, com logo da universidade)


..............................., ....../........./..................

(Local) (Data)


À

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Campinas-SP


Prezados senhores, Informamos que a Comissão de Graduação da Faculdade......................................................, da Universidade............................................................................., aprovou o plano de estudos do aluno......................................................................................................, nº/RA.................., do curso de …......................................................., para realizar intercâmbio na Universidade Estadual de Campinas, no período de …..........................................................................................., através do Programa de Intercâmbio Acadêmico entre as Universidades Estaduais Paulistas.

O aluno pretende cursar as disciplinas listadas abaixo:

(código) (nome da disciplina)

…............. - …................................

…............. - …................................

…............. - …................................

…............. - …................................

…............. - …................................

…............. - …................................

Atenciosamente,

(Nome do funcionário)

_______________________________

(Função e departamento)



2. Estudante Intercambista para Estágio/Pesquisa - Disciplinas Intercâmbio II

Exclusivo para estudantes de Instituições brasileiras ou estrangeiras de Ensino Superior, que tenham ou não parceria com a Unicamp,  podem realizar estágio em laboratório ou parte de sua pesquisa junto com professores desta Universidade. 

Para profissionais externos, brasileiros ou estrangeiros, a Unicamp dispõe do Programa de Pesquisador Visitante Convidado conforme Deliberação CONSU-A-038/2020.

Inscrição 

O(a) estudante deverá entrar em contato com o(a) docente com quem pretende realizar o estágio ou a pesquisa para manifestar interesse e acertar detalhes como atividades a serem desenvolvidas, datas da estadia na Unicamp, entre outros. Os documentos de vínculo com a instituição de origem e visto de estrangeiro, se for o caso, deverão ser encaminhados à secretaria responsável pela disciplina.

Procedimento para a Unidade

  1. Em caso de estudante estrangeiro com vínculo maior de 90 dias, solicitar antecipadamente o envio da Carta de Aceitação para obtenção de visto de estudante via:
    SIGA -> Administração -> Atendimento -> Minhas solicitações -> Nova ->  Assunto: Sec. Atendimento ao Estrangeiro, encaminhando:

  1. Para oferecimento e matrícula de disciplina II, encaminhar a documentação abaixo via:
    SIGA -> Administração -> Atendimento -> Minhas solicitações -> Nova ->  Assunto: Disciplinas IIs - Abertura e Oferecimento Graduação / Pós-Graduação

               2.1 Formulário de Inclusão de Disciplina de Intercâmbio - Modelo Graduação / Modelo Pós-Graduação. Após a abertura da disciplina, a unidade será orientada a preencher as informações sobre os programas de disciplinas no SIGA.
                             2.1.1. Utilize a calculadora para definir o código da disciplina de acordo com o número de semanas

                              Calculadora Graduação

                              Calculadora Pós-Graduação

               2.2 Formulário de Inscrição Disciplina II - Modelo Graduação / Modelo Pós-Graduação - Deve conter a assinatura manuscrita do(a) estudante

               2.3. Atestado de Matrícula atualizado da Instituição de origem (Graduação/Pós-Graduação)

               2.4. Termo de compromisso assinado pelo estudante (exclusivo para estrangeiro)

               2.5. Um arquivo contendo (exclusivo para estrangeiro):

                              página de identificação do passaporte 

                              página do passaporte que contém o visto (para estrangeiro com vínculo maior de 90 dias)

                              página do passaporte com o carimbo de entrada no país 

                              Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal (para estrangeiro com vínculo maior de 90 dias)

A qualquer momento, o(a) estudante poderá ser convocado para apresentar documentação original presencialmente na DAC.

No caso de documentos emitidos por Instituições sediadas no exterior, consulte as regras em Documentos produzidos no exterior.

Informações sobre tipos de vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre visto para Estrangeiros.

Resultado

Após a realização da matrícula na disciplina, o(a) estudante receberá um e-mail da DAC com seu número de registro acadêmico (RA) e a senha para acesso aos sistemas acadêmicos, e-mail institucional, biblioteca e rede Wi-Fi Eduroam.

Cartão Universitário - RA

O cartão universitário estará disponível na DAC no dia seguinte ao recebimento do e-mail de confirmação de matrícula na disciplina. Com o cartão, o(a) estudante terá acesso à retirada de livros nas Bibliotecas do sistema SBU e aos Restaurantes Universitários do campus, podendo realizar as refeições com os mesmos valores oferecidos aos estudantes regulares. A validade do cartão universitário é a mesma do período do intercâmbio. 

E-mail, Senha e Wi-Fi

Após a efetivação da matrícula na disciplina, o(a) estudante receberá um e-mail automático com instruções para consulta ao seu Relatório de Matrícula e uma carta para cadastro de senha que lhe dará acesso ao e-mail com domínio 1ª letra do nome+ra@unicamp.br e à rede sem fio Eduroam.



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