Proficiência e Aproveitamento de Estudos Imprimir

Proficiência

É de responsabilidade da Comissão de Pós-Graduação (CPG) de cada Instituto ou Faculdade estabelecer o  número de línguas estrangeiras que serão obrigatórias, bem como os critérios do Exame de Proficiência. Para realizar o Exame de Proficiência, o estudante deve procurar a Secretaria do Curso para se informar sobre os critérios e prazos estipulados.

Caso o estudante queira fazer uso de Exame de Proficiência realizado anteriormente, ele deve procurar a Secretaria do Curso para solicitar o Aproveitamento do mesmo.

Procedimentos

O estudante deve preencher o formulário Aproveitamento de Proficiência em Língua Estrangeira no site da DAC e verificar com a Secretaria do Curso os procedimentos adotados.

No caso de realizar o Exame de Proficiência junto à sua Unidade de Ensino, o estudante deve preencher o formulário Aptidão em Línguas Estrangeiras no site da DAC e verificar com a Secretaria do Curso os procedimentos adotados.

Aproveitamento de Estudos

É o aproveitamento de atividades obtidas em cursos de Pós-Graduação, nas quais o estudante já tenha sido aprovado.

O Aproveitamento de Estudos pode ser concedido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do curso, mediante solicitação do estudante, com aprovação do orientador. A solicitação deve ser feita até o fim do segundo período após o ingresso do estudante no curso. Deve-se respeitar os limites de créditos estabelecidos no regulamento do respectivo Programa de Pós-Graduação.

Procedimentos

O aluno deve solicitar o Aproveitamento de Estudos na Secretaria de Pós-Graduação de seu curso, apresentando os seguintes documentos,  autenticados pela instituição de origem ou com código de autenticidade  passível de conferência online:

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, informações podem ser obtidas em documentos produzidos no exterior Documentos produzidos no exterior.

Para disciplinas cursadas na Unicamp, basta apresentar Histórico Escolar ou Certificado de Estudos.