Unicamp Diretoria Acadêmica

Transferência Interna Imprimir

Damos o nome de Remanejamento Interno ao processo de mudança de um estudante da Unicamp de um curso de graduação para outro. 

Para participar do processo de Remanejamento Interno, o estudante deve preencher dois pré-requisitos mínimos: 

  1. Realizar a inscrição online no prazo estipulado no Calendário Escolar, no sistema e-DAC (menu Efetuar Solicitação > Remanejamento Interno); 

    (O formulário de inscrição só estará visível e disponível para preenchimento no período estipulado). 

    Cada aluno poderá se inscrever uma única vez por ano, podendo optar por apenas um curso. 

  2. Ter metade dos créditos (50%) “aproveitáveis” obtidos por um estudante do primeiro semestre do curso que se pretende cursar. 

Em outras palavras: se o estudante deseja ser remanejado para um curso X e os estudantes do primeiro semestre deste curso possuem 20 (vinte) créditos em disciplinas, para concorrer a uma vaga no Remanejamento Interno, este estudante “candidato” deverá ter pelo menos 10 (dez) créditos aproveitáveis, isto é, não necessariamente as mesmas disciplinas que um estudante do curso X tenha cumprido, mas suas próprias disciplinas devem ser aproveitadas para o novo curso*. O cálculo é feito pelo sistema da DAC no momento da classificação de todos os candidatos.

A classificação dos candidatos no processo de Remanejamento Interno será feita por ordem decrescente do valor de C, definido pela fórmula:

C= CRP x CP x CPP

Onde:

O preenchimento das vagas disponibilizadas para Remanejamento Interno será feito na ordem a seguir: 

  1. remanejamento entre cursos oferecidos em turnos diferentes, sob responsabilidade da mesma Coordenadoria; 

  2. remanejamento entre os cursos ministrados pela mesma Unidade; 

  3. remanejamento entre os cursos de responsabilidade compartilhada por diferentes Unidades ou cursos com opção conjunta de ingresso no Vestibular Nacional; 

  4. remanejamento interno para os alunos que não se enquadram nos incisos anteriores. 

Estudantes que optarem por cursos que possuem Prova de Aptidão devem ficar atentos ao Calendário Escolar e procurar as respectivas Secretarias de Cursos em caso de dúvida, uma vez que  aplicação das provas é de responsabilidade das mesmas. 

Lembrete 1: O cálculo dos 50% de créditos aproveitáveis é válido para que o estudante concorra à vagas do 2º semestre do curso. No caso de vagas mais avançadas (sempre em semestres pares – 4º, 6º,8º), o estudante deve ter a somatória de créditos até o semestre anterior do qual ele pretende concorrer. 

Lembrete 2: O estudante não escolhe o semestre para o qual ele irá concorrer. Ele será remanejado para o maior semestre, desde que tenha o número de créditos suficientes para o qual exista vaga. 

Lembrete 3: Não podem participar do Remanejamento Interno estudantes que tenham suas matrículas canceladas por qualquer um dos motivos previstos no Capítulo 49 do Regimento Geral dos Cursos de Graduação.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo VI - DAS VAGAS REMANESCENTES, Seção II - Do Remanejamento Interno.



Compartilhar: