Unicamp Diretoria Acadêmica

Transferência Interna (Remanejamento Interno)/Complementação de Currículo Imprimir

Damos o nome de Remanejamento Interno ao processo de mudança de um estudante da Unicamp de um curso de graduação para outro. 

Procedimentos

Para participar do processo de Remanejamento Interno, o estudante deve preencher dois pré-requisitos mínimos: 

  1. Realizar a inscrição online no prazo estipulado no Calendário Escolar, no sistema e-DAC (menu Efetuar Solicitação > Remanejamento Interno); 

    (O formulário de inscrição só estará visível e disponível para preenchimento no período estipulado). 

    Cada aluno poderá se inscrever uma única vez por ano, podendo optar por apenas um curso. 

  2. Ter metade dos créditos (50%) “aproveitáveis” obtidos por um estudante do primeiro semestre do curso que se pretende cursar, dentre quaisquer disciplinas do curso de interesse.

Em outras palavras: se o estudante deseja ser remanejado para um curso X e os estudantes do primeiro semestre deste curso possuem 20 (vinte) créditos em disciplinas, para concorrer a uma vaga no Remanejamento Interno, este estudante “candidato” deverá ter pelo menos 10 (dez) créditos aproveitáveis, isto é, não necessariamente as mesmas disciplinas que um estudante do curso X tenha cumprido, mas suas próprias disciplinas devem ser aproveitadas para o novo curso*. O cálculo é feito pelo sistema da DAC no momento da classificação de todos os candidatos.

A classificação dos candidatos no processo de remanejamento interno será feita respectivamente pela ordem de prioridade e por ordem decrescente do valor do CRP.

- Ordem de Prioridade:

a) Prioridade 1: Se o curso pretendido é o mesmo que ele está , somente em outro turno, por exemplo, cursos da mesma coordenadoria: Engenharia Elétrica diurno para Engenharia Elétrica noturno então a prioridade para o aluno no curso será 1. 


b) Prioridade 2: Se o curso pretendido é da mesma unidade do curso que o aluno, cursos sob a responsabilidade da mesma Unidade de Ensino, então a prioridade para o aluno no curso será 2. Ex.: Medicina e Fonoaudiologia (FCM)


c) Prioridade 3: Se o curso pretendido é um curso compartilhado para ingresso, então a prioridade para o aluno no curso será 3. OBS: Não há mais cursos que atendam a esta prioridade.


d) Prioridade 4: Se o curso pretendido não se encaixar nas opções anteriores,  cursos de Unidades diferentes do curso de origem do aluno,  então a prioridade para o aluno no curso será 4.  Ex.: Transferência de Matemática (IMEEC) para Engenharia Química (FEQ).

- CRP é o Coeficiente de Rendimento Padronizado, tal como definido no § 2o do artigo 41 do Regimento Geral de Graduação.

Onde: 

CRP - Coeficiente de Rendimento Padrão (ordem decrescente)

CRP = (CR - CRM) / DP

CR - é Coeficiente de Rendimento do aluno

CRM - é o Coeficiente de Rendimento Médio da turma do aluno

DP - é o Desvio Padrão do Coeficiente de Rendimento da turma

A SIMULAÇÃO para o curso pretendido pode ser obtida seguindo as orientações desse tutorial, favor considerar o catálogo do ano vigente, no período colocar "2": https://www.dac.unicamp.br/portal/vida-academica/integralizacao

A prova de aptidão, para os candidatos classificados nos cursos que a requerem, deve avaliar os conhecimentos, habilidades e competências, segundo critérios da Comissão de  Graduação e será aplicada sob a responsabilidade das respectivas Coordenadorias de Curso.

Para os cursos que requerem a prova de aptidão a classificação final dos candidatos será feita de acordo com critérios definidos pela Comissão de Graduação dos cursos, levando em consideração o valor do CRP e o resultado da prova de aptidão. 

Lembrete 1: O cálculo dos 50% de créditos aproveitáveis é válido para que o estudante concorra à vagas do 2º semestre do curso. No caso de vagas mais avançadas (sempre em semestres pares – 4º, 6º,8º), o estudante deve ter a somatória de créditos até o semestre anterior do qual ele pretende concorrer. 

Lembrete 2: O estudante não escolhe o semestre para o qual ele irá concorrer. Ele será remanejado para o maior semestre, desde que tenha o número de créditos suficientes para o qual exista vaga. 

Lembrete 3: Não podem participar do Remanejamento Interno estudantes que tenham suas matrículas canceladas por qualquer um dos motivos previstos no Capítulo 49 do Regimento Geral dos Cursos de Graduação.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo VI - DAS VAGAS REMANESCENTES, Seção II - Do Remanejamento Interno.

Consulte o resultado de Remanejamento Interno pelo sistema e-DAC

Complementação de Currículo

É o ingresso de portadores de diploma de curso de Graduação para  cursar as atividades faltantes à obtenção de um novo diploma em outro curso. 

A Complementação de Currículo para estudantes formados pela Unicamp é  feita após o processo de Remanejamento Interno, desde que existam vagas  e caso tenha completado, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos  créditos exigidos para o curso pretendido. 

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo VI - Das Vagas Remanescentes, Seções III e IV.

Procedimentos

O estudante formado pela Unicamp deve realizar a inscrição online por meio do portal e-DAC, escolhendo a opção Complementação de Currículo nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar. O resultado será divulgado individualmente por e-mail até a data de início da Alteração de Matrícula (Calendário Escolar).  

Consulte o resultado da Complementação de Currículo pelo sistema e-DAC



Compartilhar: