Unicamp Diretoria Acadêmica

Defesa/Homologação Imprimir

Defesa

É a apresentação, em sessão pública, de Dissertação ou Tese perante uma comissão julgadora, para obtenção do título de Mestre ou Doutor, respectivamente.

Na sessão pública de defesa, além do estudante, deverá estar presente a maioria dos membros da Comissão Examinadora, incluído o Presidente. A critério da Comissão de Pós-Graduação (CPG), os demais membros poderão participar por videoconferência.

O resultado do julgamento da defesa será aprovado ou reprovado, conforme decisão da maioria dos membros da comissão julgadora.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral, Capítulo VI, Dos Títulos  e em Informação CCPG 002/06, de 13/09/2006


Homologação

É um ato da Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) que, por delegação de competência da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), confere efeitos jurídicos aos pareceres das comissões julgadoras de Dissertações e Teses.

Procedimentos

Uma vez que os requisitos mínimos (proficiências, qualificações, cumprimento de créditos, tempo mínimo de curso e procedimentos específicos) foram atendidos  e registrados pela Unidade, o estudante se torna apto a solicitar sua defesa, via SIGA, que será encaminhada à Secretaria, Orientador e Coordenação para validação. Sendo aceita, o sistema gerará os documentos referentes ao dia da defesa, como cartas-convite e ata, e aguardará o registro do resultado. Após a aprovação ou aprovação condicional, o aluno deverá fazer o upload da versão final de sua Dissertação/Tese, que será avaliada novamente pela Secretaria e Orientador e encaminhada para homologação e publicação. Em caso de reprovação, o aluno será desligado e terá seu fluxo interrompido. 

Para maiores informações sobre o novo Fluxo de Dissertações e Teses, acesse o Tutorial - Alunos.

Para consultar os tutoriais para secretarias, docentes, DTRI/SBU e PRPG, acesse Procedimentos.


Compartilhar: