Disciplinas, Carga Horária e Pré-requisito Imprimir

Disciplinas

Entende-se por Disciplina o conjunto de atividades desenvolvidas em uma área específica de conhecimento.

As disciplinas a serem cursadas pelo estudante podem ser oferecidas pela Unicamp ou por outras instituições;  por meio de aulas teóricas, práticas ou estudos dirigidos; presenciais ou semipresenciais, de acordo com as normas vigentes e como previsto no Regulamento de cada Programa.

A avaliação em cada disciplina será expressa em conceitos, sendo:

I - A - Excelente (valor 4) / Aprovado;

II - B – Bom (valor 3) / Aprovado;

III - C – Regular (valor 2) / Aprovado;

IV - D – Insuficiente (valor 1) / Reprovado;

V - E – Abandono (valor 0) / Reprovado por Frequência;

VI - S – Suficiente / Aprovado.

Para ser considerado aprovado em uma disciplina, o estudante deve atingir um dos conceitos de A a C ou S e frequência mínima de 75% do total de horas programadas.

Carga Horária

Para efeito de cálculo de carga horária, serão atribuídas a cada disciplina unidades de crédito, sendo que cada unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas/aula, com duração de 15 (quinze) semanas, para as disciplinas semestrais.

Também podem ser oferecidas pelas Unidades de Ensino, de acordo com o Catálogo do Programa de Pós-Graduação, disciplinas com duração de 7,5 semanas, a se realizarem na primeira ou segunda parte do semestre.

O total de créditos a ser cumprido pelo estudante para os Programas de Mestrado e Doutorado será estabelecido pelo Regulamento do Programa a partir do Catálogo de Pós-Graduação.

Pré-Requisito

Pré-requisito é uma condição considerada indispensável para a matrícula em disciplinas. Na Pós-Graduação, os Pré-Requisitos mais comuns são a aprovação em uma determinada disciplina em semestre anterior; e a aprovação do Coordenador de Curso responsável pelo oferecimento da disciplina, representado pela sigla AA200.