Unicamp Diretoria Acadêmica

Intercâmbio Internacional Imprimir

Estudantes de Instituições de Ensino Superior de outros países que sejam conveniadas com a Unicamp podem realizar intercâmbio em nossa Universidade das seguintes formas:

Para cursar disciplinas já oferecidas regularmente: nessa modalidade, o estudante proveniente de Instituição de Ensino estrangeira vem para o Brasil para cursar disciplinas que a Unicamp já oferece aos seus alunos regulares. As disciplinas têm duração de um semestre letivo (15 semanas). 

O estudante pode se inscrever como intercambista, caso esteja matriculado em uma das Universidades que participam de acordos de intercâmbio com a Unicamp e seja indicado pela própria Instituição. As orientações para candidatura seguem abaixo. 

Para realizar estágio/pesquisa: nessa modalidade, o estudante proveniente de Instituição de Ensino estrangeira vem para o Brasil para realizar estágio ou parte de sua pesquisa junto com professores da Unicamp. Nesse caso, o estudante será registrado em uma disciplina especial, chamada Tópicos Especiais para Estudante de Intercâmbio, que terá a mesma duração da sua estadia na Unicamp.  As orientações para candidatura seguem abaixo. 

Importante: Todas as disciplinas oferecidas no nível de Graduação são ministradas apenas em Português

Atenção: Estudantes provenientes de Instituições que não possuem acordo com a Unicamp ou que não foram indicados pela sua Instituição deverão se inscrever como Estudantes Especiais


Estudante Intercambista para cursar disciplinas

Estudantes de Instituições de Ensino Superior de outros países que tenham convênio com a Unicamp e que sejam indicados por sua Instituição podem cursar disciplinas isoladas da Graduação ou Pós-Graduação na Unicamp na condição de Intercambistas.

Datas Importantes 

Inscrição no SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica
De 15/04/2018 a 15/05/2018
Aprovação Plano de Estudos e emissão Carta de Aceitação (se estrangeiro)
28/05/2018
Matrícula em disciplinas
De 13/08/2018 a 14/08/2018
Emissão Relatório de Matrícula
17/08/2018


Inscrição

Para se inscrever, o estudante deverá fazer sua inscrição como Intercambista no Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA

Primeiramente, será necessário cadastrar um login e senha. Ao logar  novamente no sistema, deverá acessar Inscrições > Estudante  Intercambista para concluir a inscrição.

Atenção: Neste link, somente poderá se inscrever estudantes indicados por Instituições de Ensino conveniadas com a Unicamp. Se você não se enquadra nesta categoria, acesse Estudante Especial


Documentos necessários

Não será necessária a apresentação presencial dos documentos, mas no momento da inscrição no sistema o estudante deverá informar os seguintes documentos:

- RG e CPF (em caso de brasileiro)

- Passaporte (em caso de estrangeiro)

- endereço atualizado

E deverá fazer upload dos seguintes documentos:

- Foto 3x4

- Passaporte (em caso de estrangeiro)

- Carta de recomendação da Universidade de origem

- Histórico Escolar

- Outros documentos, caso o edital de intercâmbio exija

É imprescindível que estes documentos sejam digitalizados e anexados ao sistema para a conclusão da inscrição.


Informações sobre tipos de Vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre Visto para Estrangeiros  


Limite de créditos

O estudante poderá se inscrever em múltiplas disciplinas de Graduação ou Pós-Graduação, não ultrapassando o limite de 32 créditos por período letivo.

Na Unicamp, cada 1 crédito equivale a 15 horas (Ex.: C:004 4 créditos x 15 = 60 horas) 


Resultado

Após finalizar a inscrição, o estudante deverá aguardar a análise de seu pedido pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais – DERI e pela(s) Coordenadoria(s) responsável(eis) pelas disciplinas solicitadas.

Se ao menos uma disciplina for aceita pela(s) Coordenadoria(a) de curso, o estudante receberá uma mensagem por e-mail com instruções para sua vinda ao Brasil e com a Carta de Aceitação para solicitar visto (em caso de estrangeiro).  

Todas as etapas  do processo podem ser acompanhadas pelo  Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA


Cartão Universitário - RA

O cartão universitário estará disponível no momento da  chegada do estudante ao Brasil, no início das aulas. Com o cartão, o estudante terá acesso à retirada de livros nas Bibliotecas do sistema SBU e aos Restaurantes Universitários do campus, podendo realizar as refeições com os mesmos valores oferecidos aos estudantes regulares.

*A validade do cartão universitário sempre será até o fim do período letivo para o qual o estudante se inscreveu. Caso ainda tenha créditos no cartão no fim do semestre, o mesmo poderá ser utilizado em semestres subsequentes, desde que realize nova inscrição.


E-mail, Senha e Wi-Fi

Após a efetivação da matrícula nas disciplinas, o estudante receberá um e-mail automático com instruções para consulta ao seu Relatório de Matrícula e uma carta para cadastro de senha que lhe dará acesso ao e-mail com domínio 1ª letra do nome civil+ra@g.unicamp.br e à rede sem fio Eduroam.


Desistência de Matrícula em disciplina

Na impossibilidade de completar as atividades de uma disciplina, o estudante poderá solicitar sua desistência. A desistência só é permitida uma única vez na mesma disciplina. Para solicitá-la, o estudante deve acessar o SIGA, no menu Matrícula > Desistência de Matrícula, dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Escolar.

Qualquer problema com seu cadastro, você deverá entrar em contato com a Diretoria Executiva de Relações Internacionais - DERI ou com Diretoria Acadêmica - DAC



Estudante Intercambista para Estágio/Pesquisa

Estudantes de Instituições de Ensino Superior de outros países podem vir à Unicamp para realizar estágio em laboratório ou parte de sua pesquisa junto com professores da Universidade. Nessa modalidade, o estudante pode ser de Instituições parceiras da Unicamp ou não, a única diferença está nos documentos exigidos para registro. 


Inscrição 

O estudante deverá entrar em contato com o(a) docente com quem pretende realizar o estágio ou a pesquisa para manifestar interesse e acertar detalhes como atividades a serem desenvolvidas, datas da estadia na Unicamp, entre  outros. 


Documentos necessários

Se o estágio/pesquisa for de nível de Graduação, a Unidade deverá encaminhar à DAC:


Se o estágio/pesquisa for de nível de Pós-Graduação, a Unidade deverá encaminhar à DAC:


No caso de documentos emitidos por Instituições sediadas no exterior, consulte as regras em Documentos produzidos no exterior.

Informações sobre tipos de Vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre Visto para Estrangeiros


Procedimento

Ao chegar na Unicamp, o estudante deverá comparecer à Unidade de ensino em que realizará o estágio ou pesquisa para assinar os documentos necessários e receber as orientações iniciais. 

No caso de estudante brasileiro ou estrangeiro com estadia na Unicamp de até 90 dias, a Unidade encaminhará os documentos listados acima à DAC. 

Em caso de estrangeiro cuja estadia na Unicamp seja superior a 90 dias, o estudante deverá comparecer, após apresentar-se na Unidade de ensino, no Atendimento da DAC com cópia simples acompanhada dos originais dos seguintes documentos:

A orientação é que o estudante já traga o ofício e os formulários preenchidos pela Unidade no momento em que comparecer à DAC, dessa forma o processo é mais ágil. 


Resultado

Após a conclusão de seu registro, o estudante receberá um e-mail da DAC com seu número de registro de aluno (RA) e a senha para utilizar a Wi-Fi Eduroam.


Cartão Universitário - RA

O cartão universitário estará disponível na DAC no dia seguinte ao recebimento do e-mail de confirmação de registro. Com o cartão, o estudante terá acesso à retirada de livros nas Bibliotecas do sistema SBU e aos Restaurantes Universitários do campus, podendo realizar as refeições com os mesmos valores oferecidos aos estudantes regulares.

*A validade do cartão universitário sempre será até o fim do período letivo para o qual o estudante se inscreveu. Caso ainda tenha créditos no cartão no fim do semestre, o mesmo poderá ser utilizado em semestres subsequentes, desde que realize nova inscrição.


E-mail, Senha e Wi-Fi

Após a efetivação da matrícula nas disciplinas, o estudante receberá um e-mail automático com instruções para consulta ao seu Relatório de Matrícula e uma carta para cadastro de senha que lhe dará acesso ao e-mail com domínio 1ª letra do nome civil+ra@g.unicamp.br e à rede sem fio Eduroam.






Compartilhar: