Unicamp Diretoria Acadêmica

Perguntas Frequentes - Graduação Imprimir

Qual a diferença entre Período de Matrícula, Adequação de Matrícula e Alteração de Matrícula?

O que significa Viola Vaga? E Viola Reserva?

Caso  eu não tenha efetuado minha matrícula no período estabelecido no  Calendário Escolar, posso solicitá-la na alteração de matrícula?

O que é Pré-Requisito? E Pré-Requisito Parcial? E Pré-Requisito Especial?

Solicitei a matrícula em disciplinas mas o sistema aponta “Conflito de Horários”. O que posso fazer?

Qual a diferença entre trancamento de matrícula e trancamento de disciplina?

Como eu faço para solicitar Matrícula Fora do Prazo?

A desistência de matrícula em disciplinas diminuirá meu Coeficiente de Rendimento (CR)?

Se eu reprovar em uma disciplina e novamente realizar matrícula no próximo período letivo, poderei desistir dessa disciplina?

O que é cancelamento de matrícula?

Quantos trancamentos eu posso fazer durante a graduação?

O que é o Trancamento Automático?

Tranquei um semestre do curso. Como faço para destrancar minha matrícula?

O que é “jubilamento”?

É  verdade que não existe mais o cancelamento de matrícula de estudantes  com “CP baixo”? Então se estou “atrasado” no meu curso não corro mais o  risco de ter minha matrícula cancelada?

Estou emitindo o meu Histórico Escolar e /ou Atestado de Matrícula mas ele aparece desatualizado. O que devo fazer?

Qual a diferença entre os documentos impressos pelo estudante no site da DAC e os impressos pessoalmente no Atendimento da DAC?

Não  consigo acessar meu Webmail da DAC porque a caixa de entrada está  lotada. Como fazer para apagar mensagens e voltar a utilizá-lo?

Tive um problema de saúde e recebi um atestado médico. O que devo fazer?

Meu Professor inseriu uma nota errada no sistema da DAC. O que devo fazer?


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Qual a diferença entre Período de Matrícula, Adequação de Matrícula e Alteração de Matrícula?

Período de Matrícula é o prazo estipulado no Calendário Escolar em que o estudante solicita  matrícula em disciplinas específicas para cursar durante o período  letivo vigente. O requerimento de matrícula é feito pelo estudante no  site da DAC, na área de acesso restrito do estudante (Serviços Acadêmicos). As matrículas devem ser feitas pelo estudante após a consulta ao Caderno de Horários e levando em consideração a Proposta de Currículo Pleno do Curso, bem como as reservas de turma e cursos.

Adequação de Matrícula é o período estipulado no Calendário Escolar em que as Coordenadorias  de Curso “atuam” nos requerimentos feitos pelos estudantes, quando  necessário. É nesse período que os Coordenadores de Curso analisam a  existência de vaga nas turmas, a reserva dos cursos e dão as  autorizações de Viola Vaga e Viola Reserva. Esse período consta no  Calendário Escolar para que os estudantes saibam em que momento os  Coordenadores podem fazer os ajustes necessários, mas é um período  voltado exclusivamente para ação das Coordenações.

Alteração de Matrícula é o período em que o estudante pode fazer modificações em sua grade de  horários para o semestre vigente, sendo permitida a inclusão e/ou  exclusão de disciplinas bem como a troca de turmas (permuta). No período  de Alteração de Matrícula as reservas de curso ou turma não são mais  válidas, cabendo ao Coordenador do Curso que oferece a disciplina  autorizar ou não as matrículas em caso de Viola Vaga / Viola Reserva.  Importante lembrar que o acesso ao sistema de Alteração de Matrícula é  feito por um link diferente do qual é feito a matrícula no período  regular. No Período de Matrícula, usamos o link Acesso aos Serviços  Acadêmicos e em seguida “Requerimento de Matrícula”. No período de  Alteração, usamos o próprio sistema de Alteração de Matrícula.

O que significa Viola Vaga? E Viola Reserva?

Viola Vaga é o termo usado para registrar que uma determinada turma (de  disciplina) está com todas as vagas disponíveis preenchidas (de acordo  com o Caderno de Horários). É de responsabilidade do Coordenador do  Curso que oferece a disciplina autorizar ou não a violação da vaga,  permitindo assim que a turma em questão tenha mais estudantes inscritos  do que o número oferecido de vagas.

Viola Reserva é o termo usado para registrar que uma determinada disciplina está  reservada prioritariamente para um determinado curso e/ou turma. É de  responsabilidade do Coordenador do Curso que oferece a disciplina  autorizar ou não a matrícula de um estudante de outro curso/turma. Por  exemplo, o Coordenador pode permitir ou não que um estudante do curso 08  (Engenharia Agrícola) curse uma disciplina reservada para o Curso 04  (Física) OBS: Exemplo apenas hipotético.

Caso  eu não tenha efetuado minha matrícula no período estabelecido no  Calendário Escolar, posso solicitá-la na alteração de matrícula?

Sim, porém não se assegura o direito à vaga em qualquer disciplina/turma.

O que é Pré-Requisito? E Pré-Requisito Parcial? E Pré-Requisito Especial?

Pré-requisitos  são condições consideradas indispensáveis para a matrícula em  disciplinas. Os Pré-requisitos são estipulados pela Coordenação de cada  curso e não podem ser “quebrados”, isto é, não é possível a matrícula em  disciplinas sem que o pré-requisito seja atendido pelo estudante.

Pré-Requisito Parcial é a disciplina ou conjunto de disciplinas em que o estudante pode ter  sido reprovado por nota mas não por frequência. O estudante deve obter  média final maior ou igual a 3,0 (três) e frequência mínima de 75% para  matricular-se em outra disciplina.

Pré-Requisito Especial é um pré-requisito que não está ligado diretamente a conclusão de uma  ou mais disciplinas específicas, podendo ser autorização especial da  coordenadoria do Curso (AA200) ou a exigência de Coeficiente de  Progressão mínimo (AA4nn). Exemplo: para cursar determinada disciplina, o  estudante deve ter completado, no mínimo, 45% do curso, sendo o  Pré-Requisito o código AA445.

Solicitei a matrícula em disciplinas mas o sistema aponta “Conflito de Horários”. O que posso fazer?

O  horário de disciplinas é estipulado pelas Coordenadorias de Curso e  inserido no sistema de matrícula, que não permite a inscrição em  disciplinas oferecidas no mesmo horário. O estudante deve procurar  turmas que não conflitam horários ou se programar para cursar as  disciplinas em semestres diferentes.

Qual a diferença entre trancamento de matrícula e trancamento de disciplina?

Existem dois termos distintos:

O trancamento de matrícula é o trancamento do semestre, quando o estudante não cursará nenhuma  disciplina, podendo, entretanto, continuar a usar os restaurantes e  bibliotecas. O trancamento não significa perda de vínculo com a  Universidade, mas apenas que o estudante não está assistindo aulas  naquele período letivo.

A desistência de disciplina é quando o estudante pretende deixar de frequentar uma ou mais  disciplinas, mas não todas as quais está matriculado. A desistência de  matrícula em disciplina pode ser realizada apenas uma vez em cada  disciplina.

É responsabilidade do estudante ficar atento  aos prazos estipulados no Calendário Escolar para que não se confunda  com relação às datas limites definidas para cada uma das atividades.

Como eu faço para solicitar Matrícula Fora do Prazo?

O  termo “Matrícula fora do prazo” é um termo equivocado usado por muitos  estudantes. Na prática, a matrícula em disciplinas não pode ser  realizada fora dos prazos estipulados em Calendário Escolar, que devem  ser rigorosamente seguidos. Em casos de excepcionalidade comprovada, os  estudantes podem requerer recurso para solicitação “fora do prazo”.  Entretanto, todas as solicitações são analisadas individualmente, caso a  caso, e podem ser deferidas (aceitas) ou indeferidas (negadas).

É  responsabilidade do estudante ficar atento aos prazos estipulados no  Calendário Escolar para que não se confunda com relação às datas limites  definidas para cada uma das atividades.

A desistência de matrícula em disciplinas diminuirá meu Coeficiente de Rendimento (CR)?

A  desistência de matrícula em disciplina, solicitada e aceita no período  estabelecido no Calendário Escolar, não entra no cálculo do Coeficiente  de Rendimento. Apenas disciplinas em que o estudante obteve situação  'aprovado' e 'reprovado' entram no cálculo desse índice.

Se eu reprovar em uma disciplina e novamente realizar matrícula no próximo período letivo, poderei desistir dessa disciplina?

Sim,  a desistência de matrícula em disciplina é permitida uma única vez e,  nesse caso, o estudante ainda não usufruiu deste direito.

O que é cancelamento de matrícula?

O Cancelamento de Matrícula é a perda total do vínculo do estudante com a Unicamp, nas formas previstas no Regimento Geral de Graduação.

Também pode ser solicitado pelo estudante através de formulário impresso entregue no Atendimento da DAC. Após solicitar o Cancelamento  de Matrícula, o estudante só poderá realizar novo ingresso por uma das  formas previstas pelo Regimento Geral de Graduação (Vestibular, Vagas  Remanescentes, Processo Seletivo de Vagas Adicionais).

Quantos trancamentos eu posso fazer durante a graduação?

O estudante pode solicitar, mediante formulário entregue  no Atendimento da DAC, até dois trancamentos durante a Graduação,  consecutivos ou não. Durante o semestre “trancado”, o estudante não pode  cursar disciplinas mas pode continuar utilizando os restaurantes e  bibliotecas da Unicamp.

Vale ressaltar que estudantes Ingressantes  por Vestibular Nacional, Vagas Remanescentes e Reingresso em curso  diferente do anterior não podem solicitar trancamento de matrícula nos  dois primeiros semestres após o ingresso, conforme o  Regimento Geral da Graduação.

O que é o Trancamento Automático?

Trancamento Automático ou Ex officio é um trancamento "preventivo" feito pelo sistema da DAC para aqueles  estudantes que não solicitaram matrícula em disciplina nos períodos de  Matrícula ou Alteração de Matrícula. O estudante que "entrar" no  Trancamento Automático precisa comparecer pessoalmente à DAC no prazo  estipulado no Calendário Escolar para solicitar o trancamento do  semestre. Do contrário, ele terá sua matrícula cancelada por abandono de  curso.

Atenção! O sistema só faz o trancamento  automático uma única vez. Caso o estudante deixe de fazer as matrículas  nos períodos estipulados no Calendário Escolar em qualquer outro  semestre, ele terá sua matrícula cancelada por abandono de curso  “direto”, sem trancamento automático e sem prazo para regularizar a  situação antes do desligamento.

Tranquei um semestre do curso. Como faço para destrancar minha matrícula?

Não  existe “destrancamento de matrícula”. O trancamento de semestre  efetivado é “válido” até o próximo período de matrícula, quando o  estudante deve fazer as matrículas em disciplinas no site da DAC ou  solicitar novo trancamento mediante formulário entregue no Atendimento  da DAC.

O que é “jubilamento”?

Jubilamento  é um termo usado por muitos estudantes e que corresponde ao  Cancelamento de Matrícula. O estudante da Unicamp pode ter sua matrícula  cancelada pelos motivos previstos no Artigo 49 do  Regimento Geral da Graduação.

É  verdade que não existe mais o cancelamento de matrícula de estudantes  com “CP baixo”? Então se estou “atrasado” no meu curso não corro mais o  risco de ter minha matrícula cancelada?

O  cancelamento de matrícula por CPE não faz mais parte do Regimento Geral  de Graduação. Entretanto, o estudante precisa estar atento para não ter  sua matrícula cancelada por Projeção ou Integralização Excedida.

A Projeção é um cálculo aproximado do tempo (em semestres) que o estudante ainda  PRECISARÁ para concluir seu curso, levando em consideração o  oferecimento das disciplinas e a cadeia de pré-requisitos. Já o Limite de Integralização é o período máximo efetivo que o estudante tem para se formar. Se a  Projeção for MAIOR do que o Limite de Integralização, o estudante terá  sua matrícula cancelada. Por isso, é muito importante que o estudante  esteja sempre ciente dos prazos de sua vida acadêmica.

Estou emitindo o meu Histórico Escolar e /ou Atestado de Matrícula mas ele aparece desatualizado. O que devo fazer?

Ao  solicitar o Atestado de Matrícula, o estudante deve sempre solicitar  uma versão atualizada, clicando na mensagem “Solicitar Nova Versão”.

No  caso de Histórico Escolar, o estudante deve, antes de emitir o  documento, clicar na mensagem “Solicitar Histórico Atualizado”.

Caso  não clique nessas mensagens, o Atestado e Histórico serão emitidos  contendo as informações presentes na última atualização, podendo estar  desatualizados.

Qual a diferença entre os documentos impressos pelo estudante no site da DAC e os impressos pessoalmente no Atendimento da DAC?

Ambos os documentos são válidos como original. Os Atestados de Matrícula e Históricos Escolares impressos pelo estudante no “Serviços Acadêmicos”  possuem um código de autenticidade possível de verificação online pela  pessoa e/ou empresa que o receber. O estudante pode imprimir até cinco  (5) vias de cada documento pelo site.

No Atendimento da DAC  (atendimento presencial) o estudante tem direito a uma impressão  gratuita de cada documento por semestre. Caso o estudante necessite de  mais de uma via impressa, deverá fazer o depósito da taxa correspondente  de acordo com as taxas de serviços pagos, disponível no site da DAC e apresentar o comprovante impresso no momento da solicitação.

Obs: Não serão aceitos depósitos realizados por envelope nos caixas eletrônicos.

Transferências tipo DOC são permitidas.

Não  consigo acessar meu webmail da DAC porque a caixa de entrada está  lotada. Como fazer para apagar mensagens e voltar a utilizá-lo?

O  estudante que está com sua caixa de mensagens do e-mail institucional  da DAC lotada, não recebe mais mensagens até que seja liberado espaço.  Para conseguir efetuar a “limpeza” da caixa de entrada, o estudante deve  enviar um email - pode ser de email particular - para  equipe@ccuec.unicamp.br . A equipe do Centro de Computação irá efetuar a  expansão da cota do estudante por uma semana para que ele apague as  mensagens sem importância, propagandas e outras mensagens que considere  que possam ser apagadas. Após esse período, a cota do estudante voltará  ao normal e ele poderá realizar o redirecionamento de email para um  email pessoal ou mesmo para seu email com domínio ra@g.unicamp.br

Tive um problema de saúde e recebi um atestado médico. O que devo fazer?

Não  existe abono de faltas por motivo de saúde de acordo com o Regimento  Geral da Graduação. Caso o estudante deva se ausentar nas aulas por um  período, ele ou um procurador legal (munido de procuração simples ou  autenticada) deve entrar em contato diretamente com o Professor  responsável pela disciplina e /ou Coordenador do Curso. A justificativa  de faltas é feita diretamente junto ao Professor e /ou Coordenador e a  DAC não participa do processo. Não é necessário entregar nenhum  documento na DAC.

No caso de atestados ou relatórios médicos que  solicitem o afastamento do estudante de suas atividades acadêmicas por  determinado período de tempo, o estudante ou procurador legal pode  solicitar o Regime de Exercícios Domiciliares, que é o processo em que o  estudante pode realizar atividades acadêmicas atribuídas pelo professor  como forma de compensar sua ausência às aulas.

O Regime de  Exercícios Domiciliares também é previsto no Regimento Geral da  Graduação para estudantes durante a gestação e amamentação de  recém-nascido. Para mais informações consulte Abono de faltas/Exercícios Domiciliares.

É  de responsabilidade do estudante entrar em contato com os professores  para solicitar o envio do conteúdo, cabendo à DAC encaminhar e  formalizar a documentação do processo de Exercícios Domiciliares. Cabe  aos professores e à Coordenação do Curso a análise de cada caso,  lembrando que o pedido pode não ser aceito por um ou mais professores no  caso de disciplinas com conteúdo prático.

Meu Professor inseriu uma nota errada no sistema da DAC. O que devo fazer?

É  de responsabilidade da Coordenação do Curso de oferecimento da  disciplina em questão enviar à DAC, dentro dos prazos estabelecidos no  Calendário Escolar, formulário de Retificação de Nota e Frequência. Ao  estudante cabe apenas informar o Professor da disciplina sobre a nota  equivocada constante no Histórico Escolar e aguardar que a retificação  seja efetuada.

 


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