Unicamp Diretoria Acadêmica

EX056 - Educação Interdisciplinar para a Transição Energética - 2S/2025 Imprimir

Graduação/Tecnologia

Informações da disciplina

Ementa:

A estratégia do curso é a ação multi e interdisciplinar, que permite a integração de conhecimentos nas áreas de engenharia, computação, direito, políticas públicas, economia, educação e gestão. O curso almeja envolver alunos de graduação em práticas de extensão, de modo a auxiliar na ressignificação de perfis profissionais e contribuir para a disseminação - fortalecimento de procedimentos educativos baseados na pesquisa a partir de demandas contemporâneas. Disso decorrem dois objetivos: 1) formar agentes de transição energética; 2) habilitar para a difusão de tecnologias através de práticas inclusivas junto a um público de perfis socioeconômicos variados. O conteúdo é descrito abaixo, relacionado com cada um dos objetivos: 1) Formação de agentes de transição energética • O conceito de Comunidade de Energia; • Pobreza energética; • Laboratório Urbano Vivo; • Transição energética e demandas por outras vias de Educação; • Tópicos em tecnologia social; 2) Habilitação para a difusão de tecnologias através de práticas inclusivas • Tópicos em tecnologias de energias renováveis: fotovoltaica e eólica; • Tópicos em economia institucional; • Tópicos em Educação Não Formal; • Visitas orientadas; • Prática laboratorial

Ano de Catálogo: 2025

Créditos: 6

Turma: A Vagas: 25

Número mínimo de alunos: 8

Idioma de oferecimento: Português

Horários/Salas:

  • Terça 14:00 - 16:00 PE24

Docentes:

  • Luiz Carlos Pereira Da Silva

Reservas:

Não possui reservas.

Forma de Contato:

  • Telefone: +559 (19) 3521-3714
  • E-mail: lui@unicamp.br

Local dos Encontros:

  • FEEC-PE24

Observação:

  • Plano de desenvolvimento 1) A disciplina é baseada na abordagem “Projetos Verticalmente Integrados (VIP)” e centrada na pesquisa “Comunidades de Energia para populações de baixa renda”, de natureza altamente interdisciplinar. Por isso, a disciplina é aberta a alunos de todas as áreas do conhecimento, interessados na questão da transição energética. Os alunos matriculados serão divididos em equipes de trabalho; 2) Os itens do conteúdo programático serão apresentados paralelamente às visitas orientadas ao bairro Cidade Satélite Iris, onde se desenvolve a pesquisa. Nessas visitas, os alunos da disciplina serão envolvidos como observadores no trabalho de campo, que inclui mediações educativas com os voluntários da pesquisa (moradores do bairro), de modo a ser possível que também interajam tanto com os pesquisadores quanto com os voluntários através de conversas e perguntas. 3) Os encontros em sala de aula trarão subsídios para a observação e discussão das dinâmicas desenvolvidas em campo, de modo a provocar questionamentos e curiosidades nos alunos. Após cada visita, cada aluno deve redigir um relatório descritivo das atividades, de maneira a também expressar suas dúvidas, curiosidades e sugestões. Como trabalho orientado, cada equipe de trabalho se reunirá e fará um relatório único a partir dos relatórios individuais, a ser apresentado no próximo encontro em sala de aula; 4) Por essa razão, os tópicos elencados no conteúdo programático não precisam necessariamente ser apresentados na ordem descrita, mas sim abordados de acordo com o que as observações e inquietudes delas derivadas possam suscitar. Igualmente, os tópicos previstos podem receber algum tipo de complementação ou acréscimo em função do teor das discussões; 5) Cada equipe de trabalho deve elaborar um projeto próprio a partir de suas observações e questionamentos a ser apresentado ao fim do semestre letivo, de modo que o oferecimento da disciplina no semestre seguinte deve partir desses projetos; 6) A avaliação da disciplina é processual: cada aluno deve entregar seu relatório individual em cada encontro em sala de aula, assim como também cada equipe de trabalho deve fazer o mesmo. Será levado em conta: a) relatórios individuais entregues; b) relatórios de equipe entregues; c) envolvimento e interesse de cada aluno; d) o projeto final apresentado por cada equipe; 7) No semestre seguinte, os alunos que cursaram a disciplina “Interdisciplinaridade para a sustentabilidade” serão convidados a lecionar no curso de extensão “Energia fotovoltaica para o desenvolvimento sustentável”, a ser planejado para atender a um mercado amplo, cujo público a ser atingido é constituído por interessados na implementação de Comunidades de Energia (adultos oriundos de periferias urbanas e/ou zonas rurais) como também cidadãos oriundos de diferentes áreas profissionais.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - PE24
15:00 A - PE24
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

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