Envio de Documentos para o Exterior Imprimir

Envio eletrônico por e-mail ou WES

Estudantes ou ex-estudantes podem solicitar o encaminhamento de documentos acadêmicos a instituições que exijam o envio eletrônico diretamente por parte da Unicamp.

Procedimento

1º - Abrir uma solicitação via sistema “Fale com a DAC”, assunto “Envio de Documentos para outra IES”.

2º - Informar o endereço de e-mail para envio de documentação. Caso se trate de envio para o World Education Services (WES), será necessário informar o código de referência (WES Ref. Number).

3º - Anexar todos os documentos necessários (cópia FRENTE e VERSO do diploma, histórico escolar, certificados, traduções etc).

4º - Aguardar resposta da solicitação confirmando o envio.

Envio de documento impresso por envelope lacrado

Estudantes ou ex-estudantes que necessitarem enviar documentos acadêmicos impressos a outras instituições por meio de envelope lacrado devem fazer a solicitação presencialmente no atendimento da DAC.

ATENÇÃO: A Diretoria Acadêmica efetua somente a lacração do envelope, ficando a cargo do requerente se responsabilizar pela postagem e envio dos documentos.

Procedimento

1º - Comparecer ao atendimento presencial da DAC munido de todos os documentos a serem colocados no envelope.

É possível solicitar a lacração do envelope em nome de outra pessoa, bastando apresentar uma procuração simples assinada pelo interessado. Não há necessidade de reconhecimento de firma em cartório.

Veja aqui um modelo de procuração.

2º - A lacração do envelope não tem custo, sendo cobrada apenas a eventual emissão de documentos, quando for o caso.

Por exemplo, existe uma versão gratuita e com autenticação eletrônica do histórico escolar, a qual pode ser emitida pelo próprio interessado via sistema SIGA, aba “Documentos/Diplomas”. Por outro lado, se precisar de cópia impressa, assinada e carimbada do documento, o ex-estudante deverá pagar a taxa correspondente, conforme valor e procedimento descrito na seção “Taxas de serviços pagos”.