EX043 - Comunidades Compassivas e Vulnerabilidade - 1S/2024 Imprimir

Graduação/Tecnologia

Desenvolvimento de ações educativas, artísticas e de promoção à saúde no discente para o desenvolvimento de conhecimentos, comportamentos e habilidades nas relações em torno das comunidades compassivas dos familiares de pacientes e sua rede de apoio no entorno da UNICAMP com interface na comunidade indígena.

Ano de Catálogo: 2024

Idioma de oferecimento: Português

• Quinta 09:00 - 10:00 EN06

• Paulo Cesar Da Silva Teles
  • Thalyta Cristina Mansano Schlosser
  • William Machado Emiliano
  • Wilson Antonio Lazaretti

Forma de Contato:

• E-mail: tmansano@unicamp.br

Local dos Encontros:

Não possui local dos encontros.

Observação:

• Com o envelhecimento populacional aliado ao momento atual no Brasil e no mundo em situações de vulnerabilidade social, faz-se necessário a formação de comunidades compassivas em cuidados paliativos para o empoderamento popular. Este estudo de forma transdisciplinar conta também com uma equipe de profissionais voluntários que já fazem parte da Rede internacional de vulnerabilidade envolvida. Como objetivo geral: participar das comunidades compassivas no entorno da UNICAMP , com líderes comunitários, familiares, estudantes universitários e voluntários. Tratando-se dos diferentes níveis de atuação neste projeto, torna-se essencial o planejamento logístico da rede de atenção domiciliar. Os serviços de saúde domiciliar constituem um complemento ou alternativa aos serviços tradicionais de prestação de cuidados de saúde em centros de saúde e hospitais. Como impactos esperados no ensino e na extensão, espera-se que os acadêmicos se capacitem e ampliem a visão acerca do cuidado integrado na comunidade compassiva, amplie sua atuação em situações de vulnerabilidade na possibilidade de extramuros na aldeia indígena ou em favelas, bem como entenda a importância do planejamento logístico para o bom funcionamento dos serviços de saúde domiciliar. Além disso, o projeto ofertará suporte aos pacientes, familiares e cuidadores garantindo, portanto, a melhora na qualidade de vida e dignidade humana. Por fim, a realização das oficinas a serem oferecidas pelo laboratório LIS-imagem e som pelo Instituto de Artes, vai possibilitar aos alunos indígenas um treinamento para quando voltarem às comunidades de origem possam produzir filmes sob as mais variadas necessidades.

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
09:00 A - EN06