EX031 - Prática de Auriculoterapia I - 2S/2023 Imprimir

Graduação/Tecnologia

Práticas de Auriculoterapia. Auriculoterapia Francesa. Auriculoterapia Chinesa. Mapa Auricular.

Ano de Catálogo: 2023

Idioma de oferecimento: Português

• Dalvani Marques

Forma de Contato:

• E-mail: dalvani@unicamp.br

Local dos Encontros:

• Ciclo Básico I

Observação:

• A disciplina está vinculada ao projeto Auriculoterapia: cuidado na ponta dos dedos. No Brasil, o Ministério da Saúde tem estimulado os profissionais de saúde a se capacitarem nesta prática através de cursos de formação e a utilizarem a Auriculoterapia em seu trabalho na Atenção Básica no SUS. A política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares desde sua primeira versão em 2006 já contempla a Auriculoterapia como uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, Atualmente a PNPIC contempla 29 práticas a serem usadas para o cuidado no SUS. Diante da necessidade de mudança de paradigma do cuidado em saúde, saindo da lógica de intervenção focada na doença para voltar-se a saúde do indivíduo este projeto se propõe a divulgar o uso de Auriculoterapia aos estudantes de graduação da área da saúde. ampliando o modelo de atenção à saúde, voltando-se ao indivíduo na sua integralidade, singularidade e complexidade, com inserção sociocultural. Atualmente, é desenvolvido através de atendimentos em Auriculoterapia no Ambulatório de Auriculoterapia criado na Faculdade de Enfermagem e na Moradia Estudantil, cursos de divulgação introdutórios, disciplinas eletivas de graduação em Auriculoterapia, parcerias com outros serviços de saúde da universidade e pesquisas sobre o tema. As atividades são desenvolvidas com o apoio de alunos bolsistas e voluntários de graduação da área da saúde.