EX028 - Oficinas mediadas u. m. A. B. e. P. e. STEM - 2S/2023 Imprimir

Graduação/Tecnologia

• Discussão do contexto do ensino com tecnologia para o ensino fundamental II e médio.

• Introdução aos princípios da metodologia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e sua aplicação em projetos práticos.

• Desenvolvimento de habilidades técnicas em eletrônica e programação para a realização de projetos interdisciplinares.

• Seleção de projetos e aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para a resolução de problemas reais.

• Desenvolvimento de competências envolvendo trabalho em equipe, comunicação e liderança.

• Identificação e aplicação de ferramentas de apoio para o desenvolvimento de projetos, incluindo software de design, simulação e programação.

• Desenvolvimento de atividades e projetos STEM, no contraturno, com a comunidade interna e externa à universidade.

• Análise crítica de projetos realizados, identificando aspectos positivos e oportunidades de melhoria.

• Reflexão sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da disciplina nos estudantes do ensino fundamental II e médio.

• Discussão sobre a importância da metodologia STEM para o despertar de habilidades em jovens pré-universitários.

Ano de Catálogo: 2023

Idioma de oferecimento: Português

• Quinta 14:00 - 16:00 PE24

• Fabiano Fruett

Forma de Contato:

• Telefone: +55 (19) 3521-3736
  • E-mail: fabiano@unicamp.br

Local dos Encontros:

• FEEC - Sala PE 24

Observação:

• Nesta disciplina de extensão, você terá a oportunidade de discutir o contexto do ensino com tecnologia para jovens do ensino fundamental II e médio, além de desenvolver habilidades técnicas em eletrônica e programação, trabalhar em equipe e exercitar a comunicação e liderança.  Você irá aplicar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos na realização de oficinas que envolvam conceitos interdisciplinares à resolução de problemas reais.

Espera-se que através dessa disciplina, você possa colaborar com a sociedade, ajudando a despertar habilidades em jovens pré-universitários, seja incentivando ou preparando-os para os desafios do futuro. Mas, para isso, precisamos da sua participação ativa e comprometida. Queremos que você faça parte da equipe que levará esse projeto aos estudantes do ensino fundamental e médio, promovendo a disseminação do conhecimento em STEM e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas. Com a sua ajuda, esses jovens poderão se preparar melhor para o mercado de trabalho e alcançar seus sonhos, construindo um futuro mais promissor para si e para a sociedade.

Os encontros ocorrerão às 5ª feiras - das 14h as 18h - na sala PE24 - FEEC - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Para conhecer melhor o projeto acesse Escola 4.0

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado