AM117 - Encontros Interculturais : povos i. u. II - 2S/2023 Imprimir

Graduação/Tecnologia

A disciplina será voltada aos estudantes indígenas, ingressantes pelo Vestibular Indígena nos cursos de Humanas e Artes da Unicamp no ano de 2023, mas também será aberta demais estudantes indígenas e não indígenas interessados, além de docentes e técnico-administrativos da Unicamp. A proposta é que funcione como um ciclo de formação para a interculturalidade na Universidade. Será desenvolvida por pesquisadores/as e docentes de diversas unidades e núcleos da universidade, que pesquisam e trabalham com as questões indígenas e com as produções culturais desses povos. Tem caráter multidisciplinar e intercultural e tem como objetivo criar um espaço/tempo para que os/as estudantes indígenas, pesquisadores/as e docentes da Unicamp e convidados/as indígenas compartilhem seus conhecimentos e experiências de vida, reconhecendo as diferenças e as potências do diálogo e das relações não-hierárquicas entre os conhecimentos científicos e dos povos originários. Os/as estudantes indígenas da Unicamp provêm de diferentes lugares do Brasil, de contextos diversos (cidades grandes, pequenas, aldeias) e pertencem a vários povos; mais de 40 atualmente. Consideramos que esta diversa comunidade acadêmica possibilita uma riqueza de trocas e o reconhecimento da multiplicidade das identidades indígenas no Brasil contemporâneo. Por esse motivo, a disciplina tem a interculturalidade como conceito central, entendendo que a inclusão dos/as jovens indígenas na comunidade acadêmica envolve um complexo processo de interação cultural, entre diversas etnias e dos representantes desses povos com a comunidade acadêmica.

Ano de Catálogo: 2023

Idioma de oferecimento: Português