Ementa:
Esta disciplina aborda a interface entre jornalismo científico, letramento científico, cultura científica e percepção pública da ciência. Inicialmente, trata da distinção entre alfabetização e letramento nos estudos da linguagem, de onde o termo letramento científico foi emprestado. Em seguida, é feita uma reflexão sobre o conceito de scientific literacy, com enfoque em autores que tratam do papel da mídia, em geral, e do jornalismo, em particular, na popularização da ciência. Depois são analisados trabalhos brasileiros que falam em “alfabetização científica” e em “letramento científico”. Por fim, é dado enfoque no jornalismo científico e em suas possibilidades ligadas ao letramento científico tanto do público de uma forma geral quanto no próprio ensino de ciências nas escolas.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 16
Idioma de oferecimento: Português
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | A - | |||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |