Unicamp Diretoria Acadêmica

SO197 - Educação e Sociedade - 1S/2022 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Introdução à análise sociológica da Educação. Estudo das interpretações relativas à escola, aos sistemas de ensino e aos diferentes processos educacionais existentes na sociedade. A pesquisa sociológica sobre educação no Brasil e em outros contextos escolares. 

Bibliografia:

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394/96,de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Plano Decenal de Educação para Todos 1993-2003. Brasília, DF: MEC, 1994.

 DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 3ª ed. SP: Ed. Melhoramentos, 1962. (Cap I: 41-49; Cap. III: 75-86).

FERREIRA, Roberto Martins. Sociologia da Educação. São Paulo: Moderna, 1993.

GROSSI, Mírian Pillar. " O masculino e o feminino na educação." GROSSI, Esther Pilar e BORDIN, Jussara (org.) Paixão de Aprender. Petrópolis: Vozes, 1996, 8ª ed.

RODRIGUES, Alberto T., Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A: 2000.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1997.

Ano de Catálogo: 2022

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 30

Número de alunos matriculados: 10

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Márcia Lopes Reis

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: