Ementa:
Estudo da natureza particular do texto e das práticas discursivas na comunicação mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (analógica, digital, impressa, eletrônica locativas e de massa). Seus aspectos sociais, cognitivos e epistemológicos e históricos e implicações para os estudos da linguagem no campo aplicado.
Bibliografia:
Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.
BAZALGETTE, C.; BUCKINGHAM, D. Literacy, media and multimodality: a critical response. Literacy, v. 47, n. 2, p. 95–102, jul. 2013.
BELISÁRIO, A.; TARIN, B. (EDS.). Copyfight: pirataria & cultura livre. Rio de Janeiro, RJ: Azougue Editorial, 2012.
BOLLIER, David. The promise and peril of big data. Washington, DC: Aspen Institute, 2010. Disponível em: <https://www.emc.com/collateral/analyst-reports/10334-ar-promise-peril-of-big-data.pdf>.
BOLTER, J. D. Remediation and the Desire for Immediacy. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 6, n. 1, p. 62–71, 2000. (c)
BOYD, D. M.; ELLISON, N.B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, p. 210-230, 2007.
BUZATO, M, E. K. Critical Data Literacies: going beyond words to challenge the illusion of a literal world. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MOR, W. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas e linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 119–142.
DI FELIPPO, Ariani. As abordagens teóricas e os formalismos para o tratamento computacional do significado lexical. RBLA, v. 10, n. 1, p. 43–69, 2010.
HERRING, S. C. Online communication: Through the lens of discourse. In: CONSLAVO, N. B. et al (Eds.), Internet Research Annual, v. 1, p. 65-76. New York: Peter Lang, 2004.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. VAN. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Hodder Arnold Publication, 2001.
LEMKE, J. Toward Critical Multimedia Literacy: Technology, Research and Politics. In: MCKENNA, M. C. et al. (Eds.). Int. Handb. Lit. Technol. Vol. II. London: LEA, 2006. p. 3–14.
LIMA FILHO, Maxwell Morais de. O experimento de pensamento do quarto chinês: a crítica de John Searle à inteligência artificial forte. Argumentos Revista de Filosofia, v. 2, n. 3, p. 51-58, 2010.
LIMA-LOPES, R. E. de. Vídeos Publicitários e o discurso da Tecnologia: Metáforas Verbo-Visuais. DELTA, v. 32, n. 2, p. 325–354, 2016.
LIMA-LOPES, R. E. de. Dispositivos de leitura digital e seu uso por um indivíduo com necessidades especiais de visão. Veredas on-Line, v.21, n.1, p. 144–163, 2017.
MANOVICH, L. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições. In: O Chip e o Calendoscópio: Reflexões sobre Novas Mídias. São Paulo (SP): SENAC, 2005. p. 22–50.
RIFKIN, J. The age of access: the new culture of hypercapitalism, where all of life is a paid-for experience. New York, NY: Jeremy P. Tarcher/Putnam, 2001.
THOMAS, S. et al. Transliteracy: Crossing divides. First Monday, v. 12, n. 12, 12 dez. 2007.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 5
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | A - CL13 | |||||
14:00 | A - CL13 | |||||
15:00 | A - CL13 | |||||
16:00 | A - CL13 | |||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |