DE019 - O Cinema Dissidente - 1S/2022 Imprimir

Pós-Graduação

O objetivo do curso é oferecer um debate sobre o cinema do Atlântico Negro, circunscrito no campo de estudos do cinema mundial (World Cinema), interessado em cartografias para a história e a crítica do cinema. Trata-se de pensar o campo do cinema intercultural, em que questões estéticas e políticas emergem do cinema da diáspora africana, na eclosão da modernidade e na contemporaneidade. Recorta-se a geografia transatlântica ou o Atlântico Negro (Américas, Europa e África). A partir da reflexão sobre representação, linguagem e poder, almeja-se inspecionar os modos como as construções identitárias, as subjetividades e a memória são enunciadas nos filmes. Assim, filmes dos cinemas negros, LGBT+ e queer e feministas são priorizados. A discussão avança para incluir tópicos como “tecnologias de representação e subjetivação” (marcadores étnico-racias e de gênero e sexualidade) e dissenso. Com isso, os modos da fabulação, os usos dos arquivos, a performance, as confissões, os testemunhos e as profanações emolduram a luta anti-colonial, a descolonização e o decolonial, a territorialização multicultural e as radicalizações e transgressões na imagem.

Bibliografia:

AUGUSTO, Heitor. “Passado, presente e futuro: cinema, cinema negro e curta-metragem”. In: SIQUEIRA, Ana [et al]. Festival Internacional de curtas de Belo Horizonte (catálogo). Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2018.  FREITAS, Kênia. “Cinema Negro Brasileiro: uma potência de expansão infinita”. In: SIQUEIRA, Ana [et al]. Festival Internacional de curtas de Belo Horizonte (catálogo). Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2018.

BARROS, LAAN MENDES DE; FREITAS, KÊNIA. Experiência estética, alteridade e fabulação no cinema negro. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 21, p. 97-121, 2018.

BRUNO, Giuliana. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture, and Film. New York: Verso, 2002.

BRUNO, Giuliana. Surface: Matters of Aesthetics, Materiality, and Media. Chicago: University of Chicago Press, 2014.

BRUZZI, Stella. Performance. In: New documentary: a critical introduction. Londres, Nova Iorque: Routledge, 2006.

COOKE, Paul. A importância de um S: o Leeds Centre For World Cinemas, transnacionalismo, policentrismo e o desafio de Hollywood; e ANDREW, Dudley, Além e abaixo do mapa do cinema mundial. In: DENNISON, Stephanie (Org.) World Cinema. As novas cartografias do cinema mundial. Campinas: PAPIRS, 2020.

DIAWARA, Manthia. The “I” Narrator in Black Diaspora Documentary. In: KLOTMAN, Phyllis., CUTLER, Janet. Struggles for representation: African American Documentary Film and Video. Bloomington, Indiana University Press, 1999.

GILLESPIE, Michael Boyce. Film Blackness. American Cinema and the idea of Black Film. Duham, Londres: Duke University Press, 2016.

GILROY, Paul. O Atlântico negro como contracultura da modernidade In: Gilroy, Paul, O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Ed. 34; Rio de janeiro: Universidade Candido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC/RIO, 2016

HALL, Stuart. Cultural identity and cinematic representation. Framework, London, n. 36, p. 68-82, 1989

HALL, Stuart. Da diáspora. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Belo Horizonte, MG: Editora da UFMG, 2009.

HALL, Stuart. Que “negro” é esse na cultura negra? In:  HALL, Stuart. Da diáspora : identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.

hooks, bell. O olhar opositor: mulheres negras espectadoras. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

In: Catálogo AFRICA(S) – Cinema e revolução - http://buenaondaproducoes.com.br/pdfs/CATALOGO_AFRICAS.pdf

KNEE, Adam, MUSSER, Charles. William Greaves,  Documentary Film-making,  and the  African-American Experience. Film Quarterly , Spring, 1992, Vol. 45, No. 3 (Spring, 1992), pp. 13-25 Published by: University of California Press, Stable URL: https://www.jstor.org/stable/1213220

Manthia. DIAKHATÉ, Lydie. Cinema Africano: Novas Formas Estéticas e Políticas, Lisboa, 2009.

MARKS, Laura U. The skin of the film: intercultural cinema, embodiment, and the senses. Durham [Inglaterra]: Duke University Press, 2000.

NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: Documentos de uma militância Pan-Africanista. Rio de Janeiro e São Paulo: IPEAFRO e Perspectiva, 2019.

NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: um conceito emergente do processo histórico-cultural da população afro-brasileira. In: AFROCENTRICIDADE - UMA ABORDAGEM EPISTEMÓLÓGICA INOVADORA. Coleção Sankofa, vol. 4. Elisa Larkin Nascimento (Org)

NASCIMENTO, Beatriz. Beatriz Nascimento, Quilombola e Intelectual: Possibilidade nos dias da destruição. Diáspora Africana, Editora Filhos da África, 2018.

NICHOLS, Bill. Como os documentários têm tratado as questões sociais e políticas? In: NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

NICHOLS, Bill. Performing documentary. In: Blurred Boundaries: questions of meaning in contemporary culture. Bloomington: Indiana University Press, 1994.

NICHOLS, Bill. The question of evidence, the power of rhetoric and documentary film. Speaking Truths with Film: Evidence, Ethics, Politics in Doc

Ano de Catálogo: 2022

Tipo Oferecimento: Regular