Unicamp Diretoria Acadêmica

ED839 - Política Educacional e Regulação Social - 1S/2022 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Análise dos processos de definição de prioridades educacionais e formulação de políticas públicas na constituição de diferentes lógicas de regulação social no Brasil e nos outros países latino-americanos. Será focalizado o estudo da atuação dos diferentes setores sociais, políticos e institucionais - nacionais e internacionais nesse processo e suas implicações na organização e gestão do sistema educacional e da escola.

Bibliografia:

CLARAMUNT, Carlos: El Estado de Bienestar. Barcelona: Ariel social, 1999. Cap I: Una breve reconstrucción histórica: la aparición de los Estados de bienestar e Cap. II: Naturaleza y objetivos del Estado del bienestar.

ARRETCHE, Marta T.S. - Emergência e desenvolvimento do Welfare State: teorias

explicativas - BIB ‑ Anpocs - 1995 - primeiro semestre - n. 39

FIORI, J.L: Estado de Bem-Estar social. Padrões e crise. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da USP. (www.iea.usp.br/artigos)

AURELIANO, L. E DRAIBE, S. (1989) “A Especificidade do Welfare State Brasileiro", in Economia e Desenvolvimento 3, MPAS e CEPAL, Brasília.

PAIVA, Vanilda.(1991): Educação e bem-estar social, in: Revista Educação e Sociedade. Ano XII, nº 37, Campinas: CEDES, agosto.

VINÃO, António (2006): Sistemas educativos, culturas escolares y reformas: continuidades y rupturas. Madri: Edições Morata. Cap. I e III.  

ENGUITA F. e LEVIN, H.: Las reformas compreensivas em Europa y las nuevas formas de desigualdade educativa, in: Revista de Educación, N. 289, Madri: MEC, maio-agosto, 1989

Draibe, Sonia e Henrique, Wilnês - "Welfare State", crise e gestão da crise: - um balanço da literatura internacional - Revista Brasileira de Ciências Sociais n.6, vol.3, fevereiro,1998.

DRAIBE, S: “ As políticas sociais e o neoliberalismo”. Em: Revista USP. Nº 17, março/abril/maio, 1993. Dossiê Liberalismo/ Neoliberalismo

MORAES, R: Neoliberalismo. De onde vem, para onde vai? São Paulo: Editora Senac, 2001.

BARROSO, J.: O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade vol. 26, n. 92, 2005.

BARROSO, J. (ORG.) A Regulação das Políticas Públicas de Educação. Lisboa: Educa, 2006. Cap. 1. Barroso, J.: “O Estado e a Educação: a regulação transacional, a regulação nacional e a regulação local”.

DELVAUX, B.: Qual é o papel do conhecimento na acção pública?. Educação & Sociedade, Campinas, vol.30, n.109, set/dez, 2009

CARVALHO, L.M. (2011): o Pisa como dispositivo de conhecimento & política. In: Carvalho, L.M. (coord): O espelho do perito. Lisboa: Fundação Manuel Leão.

AFONSO, Almerindo: Reforma do Estado e políticas educacionais: Entre a crise do Estado-nação e a emergência da regulação supranacional. Revista Educação & Sociedade, Campinas, n.75, ano XXII – agosto-2001

BANCO MUNDIAL: Prioridades y estratégias para la educación. Estudio sectorial del Manco Mundial, maio 1995.  Resumen.

KRAWCZYK, Nora: A Sustentabilidade da Reforma Educacional em questão: a posição dos Organismos Internacionais. Revista Brasileira de Educação nº 19. Campinas: Autores Associados, janeiro–abril 2002.

VERGER, Antoni e BONAL, Xavier: La estrategia educativa 2020 o las limitaciones del Banco Mundial para promover el “aprendizaje para todos. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol.32, n.117 0 out-dez, 2011.

ROBERTSON, Susan: O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado?. Revista Brasileira de Educação, v.14, n.42, set/dez, 2009.

HADDAD, Sergio (org.): Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais, São Paulo: Cortez editora/Ação educativa/Actionaid, 2008. Cap. I: Banco Mundial em foco: sua atuação na educação brasileira e na dos países que integram a Iniciativa Via Rápida na América Latina e cap II: OMC em foco: a comercialização da educação na América Latina

SORJ, BERNARDO (2005) La democracia inesperada. Biblioteca Virtual de Ciencias Humanas del Centro Edelstein de Investigaciones Sociales. Introdução, cap.II, cap. III e conclusões.

BRUNO, L: Gestão da educação: onde procurar o democrático?, in: OLIVEIRA, D.A. e ROSAR, Ma. de F. Felix ( orgs.) (2002): Política e Gestão da Educação”. Belo Horizonte: Autentica.

GIDDENS, A: O Debate global sobre a Terceira Via. São Paulo: UNESP, 2007. (Introdução)

CHAUÍ M.: Da poesia de Florença à p

Ano de Catálogo: 2022

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 30

Número de alunos matriculados: 10

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Nora Rut Krawczyk

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: