Ementa:
A prática do professor como objeto de pesquisa. Diferentes visões do conhecimento do professor e suas implicações para os focos de pesquisa e de formação. Pesquisa com foco no conhecimento do professor ao e para analisar, discutir e dar significado às produções dos alunos e suas necessárias implicações para a melhoria da prática e da formação. Conhecimento interpretativo do professor e formas de analisar e entender a natureza e conteúdo desse conhecimento e de o desenvolver. Emergência de abordagens metodológicas e perspectivas teóricas no processo de desenvolvimento da pesquisa com foco no conhecimento do professor e na melhoria da própria prática.
Bibliografia:
CARRILLO, J. et al. Determining Specialized Knowledge for Mathematics Teaching. In: CERME 8, 2013, Ankara. Anais... Ankara: Middle East Technical University, 2013. p. 2985–2994.
DI MARTINO, P. et al. Prospective teachers’ interpretative knowledge: giving sense to subtraction algorithms. In: ERME, 2016, [S.l.]: S. Zehetmeier, M. Ribeiro, B. Roesken-Winter, B. Potari, 2016. p. 66–75.
FERNÁNDEZ, C. et al. The development of students’ use of additive and proportional methods along primary and secondary school. European Journal of Psychology of Education, v. 27, n. 3, p. 421–438, 1 set. 2012.
FERNÁNDEZ, C.; LLINARES, S.; VALLS, J. Primary school teacher’s noticing of students’ mathematical thinking in problem solving. The Mathematics Enthusiast, v. 10, n. 1, p. 441–468, 1 jan. 2013.
JAKOBSEN, A. et al. Discussing secondary prospective teachers’ interpretative knowledge: a case study. In: PROCEEDINGS OF PME 40, 2016, Szeged, Austria. Anais... Szeged, Austria: [s.n.], 2016.
JAKOBSEN, A.; RIBEIRO, C. M.; MELLONE, M. Norwegian prospective teachers’ MKT when interpreting pupils’ productions on a fraction task. Nordic Studies in Mathematics Education, 3-4. v. 19, p. 135–150, 2014.
JANKVIST, U. T. On empirical research in the field of using history in mathematics education. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, v. 12, n. 1, p. 67–101, mar. 2009.
MELLONE, M. The influence of theoretical tools on teachers’ orientation to notice and classroom practice: a case study. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 14, n. 4, p. 269–284, 1 ago. 2011.
MELLONE, M.; VERSCHAFFEL, L.; VAN DOOREN, W. The effect of rewording and dyadic interaction on realistic reasoning in solving word problems. The Journal of Mathematical Behavior, v. 46, p. 1–12, 1 jun. 2017.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 14
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - LL03 | |||||
10:00 | A - LL03 | |||||
11:00 | A - LL03 | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |