Unicamp Diretoria Acadêmica

FE083 - Minorias, Direitos Humanos e Educação - 2S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Através de imagens e representações produzidas através do cinema e das artes visuais, propõe-se a discussão teórica sobre os direitos humanos e as chamadas minorias (culturais, étnicas, geracionais, linguísticas, de gênero, sexuais, entre outras), considerando as implicações para um cenário educacional a ser construído pelos pressupostos da ética e da diferença.

Bibliografia:

  1. ARENDT, Hanna. Sobre a violência. 5ª. ed. RJ: Civilização Brasileira, 2014.
  2. ______. A condição humana (cap. V – Ação). 12ª. ed. RJ: Forense Universitária, 2015.
  3. DANELON, Márcio. A infância capturada: escola, governo e disciplina. In: Resende, H. Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015 (Col. Estudos Foucaultianos).
  4. DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
  5. ______. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992. (col. TRANS)
  6. ______. Sobre a diferença da Ética em relação a uma Moral. In: DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
  7. GLASS, Ronald D.  Entendendo raça e racismo: por uma educação racialmente crítica e antirracista. Rev. Bras. Estud. Pedagog.,  Brasília ,  v. 93, n. 235, p. 883-913,  Dec.  2012 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000400017&lng=en&nrm=iso>. access on  20  June  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-66812012000400017.
  8. GONDRA, José G. Estropiados, tarados, imbecis, loucos, criminosos e incapazes: o processo de normalização da casa e da escola em questão. In: Resende, H. Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015 (Col. Estudos Foucaultianos).
  9. LIMA, Aluísio Ferreira de Lima. Metamorfose, anamorfose e reconhecimento perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: FAPESP, EDUC, 2010.
  10. LOPES, Maura Corcini Lopes. Inclusão como estratégia e imperativa do Estado: a educação e a escola na produção de sujeitos capazes de incluir. In: Resende, H. Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015 (Col. Estudos Foucaultianos).
  11. MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 62, dez. 2015 (p. 20-31).
  12. OZ, Amós. Como curar um fanático: Israel  e Palestina: Entre o certo e o certo.  São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
  13. REIS, Toni; EGGERT, Edla. Ideologia de gênero: uma falácia construída sobre os Planos de Educação Brasileiros. Educ. Soc., Campinas, v.38, n. 138, p. 9 -26, jan.-mar., 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n138/1678-4626-es-38-138-00009.pdf
  14. SOUSA SANTOS, Boaventura. Revueltas de indignación y otras conversas. La Paz: OXFAM; CIDES-UMSA; Ministerio de Autonomías, 2015. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/BSS_Revueltas(1).pdf
  15. ______ .Derechos humanos, democracia y desarrollo. Bogotá: Centro de Estudios de Derecho, Justicia y Sociedad, Dejusticia, 2014. http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/Derechos%20Humanos%20Democracia%20y%20Desarrollo.pdf
  16. ______. CHAUI, Marilena. Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.
  17. ______.Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. Coimbra: Editora Almedina, 2013.
  18. ______. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Ediciones Trilce, 2010. http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/Desconolizar%20el%20saber_TRILCE.pdf
  19. ______. Reconhecer para libertar: Os caminhos do cosmopolitismo multicultural. RJ: Civilização Brasileira, 2003.

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Número de alunos matriculados: 14

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 14:00 - 18:00 ED13

Docentes:

  • Gabriela Guarnieri De Campos Tebet
  • Heloisa Andreia De Matos Lins

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - ED13
15:00 A - ED13
16:00 A - ED13
17:00 A - ED13
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: