Unicamp Diretoria Acadêmica

Atuação da Coordenadoria em Requerimentos de Matrícula Imprimir

Autorização de Matrícula

É um procedimento efetuado via web, pelas Coordenadorias de curso, quando o Sistema de Controle Acadêmico detecta a necessidade de autorização durante o processamento do requerimento de matrícula.


1 - Quem pode atuar 

Podem atuar nas autorizações os coordenadores do curso e demais pessoas cadastradas como autorizadores. As secretarias e a DAC podem acompanhar as autorizações pelo sistema. 


2- Quando atuar

Durante o processamento da Validação da Matrícula, se existir a necessidade, são solicitadas as autorizações: 

A atuação da Coordenadoria da Graduação na Matrícula deve ocorrer nos períodos de: 


3 - Importância da Atuação no Requerimento

Atuar ao máximo na fase do requerimento permite aos alunos que consultem o requerimento processadoOs alunos, sabendo da situação do seu requerimento na fase do Requerimento, em caso de problema, podem procurar o docente ainda na fase de adequação, o que diminuiria a quantidade de pedidos de alteração; 

Os alunos já estarão aptos a ganhar a vaga na primeira atribuição;  

equilíbrio das turmas (balanceamento) é mais efetivopois atua nos alunos matriculados das turmas que permitem realocação;  

É importante atuar nas turmas em que reserva cai, pois a reserva cai antes da adequação; 

Fazendo isso, restam para a fase de Adequação apenas Autorizações de Viola Vaga, erros de Limite de Créditos Excedido e outras adequações, diminuindo o trabalho do coordenador na Adequação. 

 

4 - Procedimento

Acessar a página da DAC / Docentes / SIGA 

Informar login e senha 

Acessar menu Matrícula e escolher a forma de atuação: 

   


Selecionar Período de Oferecimento 

Selecionar Disciplina 

Selecionar tipo de autorização desejada (caso não defina o tipo de autorização desejada, o sistema buscará todas)

Buscar turmas 


Na parte central da tela aparecerá a Fase da Matrícula daquele período, que poderá ser: 


Selecionar a turma 

A tela seguinte mostrará: 

Dados da Turma/Disciplina  

Horário 

Reserva 

Selecionar a situação dos requerimentos que deseja visualizar

É possível atuar em todos os alunos de uma vez, ou selecionar um aluno especificamente. 


Na parte inferior da tela aparecem os menus: 

» Legenda Ações 

» Glossário da Situação do Pedido 

Prioridades de Matrícula

É a ordem em que são classificadas as solicitações de matrícula para o preenchimento das vagas em uma determinada disciplina/turma.

O Sistema de Controle Acadêmico efetua a matrícula em disciplina/turma, até o limite máximo de vagas determinado, segundo as prioridades estabelecidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo III - Da Matrícula, Seção III - Das Vagas e do Processamento das Matrículas em Disciplinas

Solicitação em turma reservada para curso do aluno:



Fase
Adiantado
Obrigatória 
9
6
Eletiva
8
5
Extracurricular 
1
1

Solicitação em turma não reservada para curso do aluno:



Fase
Adiantado
Obrigatória
7
3
Eletiva 
4
2
Extracurricular
0
0

Os números nas tabelas indicam a prioridade da solicitação do aluno, com 9 (nove) indicando a maior prioridade e 0 (zero) a menor.

Em caso de solicitações de mesma prioridade na tabela acima, as solicitações serão ordenadas em ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento Padronizado (CRP) do estudante solicitante.


5 - Horários de Validação da Atuação

Os horários de validação das atuações realizadas naquele período são informados no canto esquerdo superior da tela, em laranja. 


6 - Limite de Resultados na Busca

A tela de atuação possui uma capacidade limitada de visualização dos resultados. 

Caso o número de solicitações ultrapasse essa capacidade, aparecerá um aviso em laranja, informando que a busca resultou em mais de n resultados. Neste caso, o autorizador deve alterar o tipo de filtro utilizado, na opção “Mostrar requerimentos com situação” para visualizar as demais solicitações. 


7 - Autorizar Viola Vaga e Viola Vaga Antecipada

É necessário quando o estudante  solicita a matrícula em uma disciplina que já teve todas as vagas  disponíveis preenchidas. Cabe ao Coordenador do curso autorizar ou não a  violação da vaga. 

Viola Vaga: Não basta conceder todas as autorizações solicitadas para que o aluno seja matriculado na disciplina. O pedido de autorização de “Viola Vaga” só será gerado no período de adequação, caso o número de solicitações aceitas na disciplina/turma seja maior que o número de vagas (solicitações aceitas são as que não precisam ou já receberam autorização). 

Caso existam outras autorizações, o autorizador deve atuar nas autorizações, e, após a validação da matrícula, ele deve acessar o sistema novamente para verificar se algum Viola Vaga foi solicitado.  

Viola Vaga AntecipadaÉ possível conceder Viola Vaga antecipada para os alunos que o autorizador decidir conceder a vaga, independentemente do número de vagas. Essa ação só é possível na atuação por aluno, no período de Adequação de Matrículas e Alteração de Matrículas, no período de Adequação de Matrículas e Alteração de Matrículas. 


8 - Autorizar Viola Reserva

 É necessário quando o estudante  solicita a matrícula em uma disciplina que possui reserva para outro  curso/turma. Cabe ao Coordenador do curso autorizar ou não a violação da  reserva


9 - Autorizar Limite de Créditos

É necessário quando o estudante quer cursar créditos além do limite máximo permitido para seu curso. Neste caso, a autorização somente pode ser concedida pela Coordenadoria do curso do estudante.

Caso existam outras autorizações, o autorizador deve atuar nas autorizações, e, após a validação da matrícula, ele deve acessar o sistema novamente para verificar se algum "Limite de Crédito Excedido" foi solicitado.  

Em alguns navegadores é necessário minimizar a janela de alteração de limite de crédito para visualizar o botão de finalização do procedimento:


10 - Balancear Turma

É o procedimento que visa adequar o número de estudantes matriculados por disciplinas, sendo possível alterar as turmas solicitadas pelos estudantes. 


11 - Desfazer uma Atuação

É possível voltar atrás numa atuação (exceto Viola Vaga antecipada), desde que seja antes do horário da próxima validação, informada em laranja no canto superior esquerdo. O autorizador deve selecionar o aluno desejado e clicar no botão “Voltar situação das Autorizações Selecionadas”. 

 

12 - Atuação em pedidos já negados

Para atuar em disciplinas já negadas anteriormente é necessário fazer a busca por "Autorizações negadas". 

Esse procedimento é especialmente necessário no período de Alteração de Matrícula, visto que os requerimentos já negados no período regular de requerimento de disciplinas não serão apresentados como Autorizações Solicitadas no período de alteração, mesmo que o aluno solicite novamente.


13 - Dúvidas frequentes 

  1. Por que não recebi aviso para atuação? R: Os autorizadores só recebem avisos via e-mail para atuação de requerimentos de matrícula fora do prazo. Nos demais períodos, a atuação já está prevista em calendário. 
  2. Recebi e-mail para atuar, e não verifiquei nenhuma solicitação. R: Todos os autorizadores cadastrados para atuar na disciplina recebem e-mail. É possível que outro autorizador já tenha atuado, o que elimina a pendência. 
  3. Autorizei um aluno especial, mas ele não consta na lista de presença. R: É necessário verificar se há vagas disponíveis quando autoriza aluno especial. Caso não haja, além de autorizar é necessário dar “viola vaga”. 
  4. Atuei em todos os requerimentos no período correto, mas alunos receberam informação de falta de atuação em algumas disciplinas. R: 1) A tela de atuação possui uma capacidade limitada de visualização dos resultados. Caso o número de solicitações ultrapasse essa capacidade, aparecerá um aviso em laranja, informando que a busca resultou em mais de n resultados. Neste caso, o autorizador deve alterar o tipo de filtro utilizado, na opção “Mostrar requerimentos com situação” para visualizar as solicitações pendentes de atuação. 2) Quando existem várias autorizações solicitadas, o autorizador deve atuar nas autorizações, e, após a validação da matrícula, ele deve acessar o sistema novamente para verificar se alguma outra autorização foi solicitada, como Viola Vaga ou Limite de créditos.  
  5. Autorizei/neguei um aluno, mas quero mudar a atuação. R: É possível desfazer uma atuação (exceto Viola Vaga antecipada), desde que seja antes do horário da próxima validação, informada em laranja no canto superior esquerdo. Para isso, selecione o aluno desejado e clique no botão “Voltar situação das Autorizações Selecionadas”. 
  6. Quero trocar o aluno de turma, mas não aparece o botão verde “Remanejar aluno de turma”. R: Só é possível remanejar o aluno de turma antes da matrícula ser validada, enquanto estiver pendente para atuação. Após a validação da matrícula, e a situação do aluno na disciplina for “Matriculada”, essa opção não estará mais disponível. 

Compartilhar: