Pró-Reitoria de Graduação (PRG) oferece a disciplina AM125 - Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão, em parceria com a Univesp, na modalidade online.
A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), oferecerá aos estudantes de graduação, no
2º semestre de 2025, a disciplina AM125 – Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão. A disciplina conta com um total de seis mil vagas, distribuídas da seguinte
forma: duas mil para a Unicamp, duas mil para a Universidade de São Paulo (USP) e duas mil para a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
- A disciplina de 5 créditos eletivos será oferecida de forma remota; portanto, não haverá horário em sala de aula presencial.
Informações sobre a disciplina: https://www.dac.unicamp.br/portal/caderno-de-horarios/2025/2/S/G/AM/AM125
- As matrículas deverão ser realizadas entre os dias 7 e 23 de julho de 2025, por meio do sistema e-DAC da Diretoria Acadêmica (DAC), disponível no link:
Matrícula: https://www.dac.unicamp.br/portal/noticias/2025/07/01/matricula-em-disciplinas-2-semestre-de-2025
Durante o semestre, serão abordados os seguintes temas:
1 - Conhecimento e reflexão sobre a acessibilidade e inclusão e a consubstancialidade das relações sociais.
2 - As diferentes barreiras que dificultam a aprendizagem dos sujeitos elegíveis aos serviços da educação especial.
3 - O capacitismo como expressão cultural da sociabilidade capitalista, de forma particular a brasileira.
4 - Os direitos da pessoa com deficiência e a questão da acessibilidade para garantia de participação.
5 - Fundamentos da construção de uma cultura social e escolar inclusiva. Tecnologia assistiva e desenho universal para aprendizagem como estratégias inclusivas.
6 - Reorganização do trabalho pedagógico para valorização da diversidade humana, respeitando a singularidade de cada um.
Para outras informações, escreva para o e-mail prg@unicamp.br