Unicamp Diretoria Acadêmica

Informações para Estudantes Estrangeiros Ingressantes Imprimir

Datas Importantes 1º semestre de 2019* 

MATRÍCULA (para Estudantes Regulares da Pós-Graduação) 

De 06/02/2019 a 08/02/2019

MATRÍCULA SUPLEMENTAR (para Estudantes Regulares da Pós-Graduação) 

Dia 25/02/2019
TESTE DE NÍVEL PARA PORTUGUÊS (1)
Dias 20/02/2019 (Graduação) e 21/02/2019 (Pós-Graduação), das 09h às 11h e das 14h às 16h
RECEPÇÃO E ORIENTAÇÃO (2)
Dias 18/02/2019 e 19/02/2019
INÍCIO DAS AULAS
Dia 25/02/2019

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS (para Estudantes Intercambistas) 

Dias 11/03/2019 e 12/03/2019

ENTREGA DOS DOCUMENTOS REFERENTES AO VISTO (3) (para todos os estrangeiros)

Dia 25/05/2019
TÉRMINO DAS AULAS
Dia 29/06/2019
ENTRADA DE MÉDIAS E FREQUÊNCIAS
De 01/07/2019 a 17/07/2019


Datas Importantes 2º semestre de 2019* 

MATRÍCULA (para Estudantes Regulares da Pós-Graduação) 

De 10/07/2019 a 12/07/2019

MATRÍCULA SUPLEMENTAR (para Estudantes Regulares da Pós-Graduação) 

Dia 01/08/2019
TESTE DE NÍVEL PARA PORTUGUÊS (1)
Dias 30/07/2019 (Graduação) e 31/07/2019 (Pós-Graduação), das 09h às 11h e das 14h às 16h
RECEPÇÃO E ORIENTAÇÃO (2)
Dias 22/07/2019 e 23/07/2019 e 26/07/2019
INÍCIO DAS AULAS
Dia 01/08/2019

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS (para Estudantes Intercambistas) 

Dias 12/08/2019 e 13/08/2019

ENTREGA DOS DOCUMENTOS REFERENTES AO VISTO (3) (para todos os estrangeiros)

Dia 01/11/2019
TÉRMINO DAS AULAS
Dia 30/11/2019
ENTRADA DE MÉDIAS E FREQUÊNCIAS
De 02/12/2019 a 17/12/2019

* Apenas algumas das datas importantes do Calendário Escolar foram destacadas na tabela acima. Reforçamos, porém, que os Estudantes devem acompanhar com atenção o Calendário Escolar vigente. Outras informações sobre datas também serão disponibilizadas na página do Facebook da Diretoria Acadêmica.

Atenção: As datas acima mencionadas deverão ser cumpridas rigorosamente, uma vez que as atividades seguirão o calendário estabelecido.

Observações Importantes: 
(1) O teste de nível em Português é obrigatório para todos aqueles que desejam se matricular em disciplinas de Português para Estrangeiros. Para mais informações, acesse o site do CEL (Centro de Estudos de Línguas). 

(2) A Recepção e Orientação a que se refere a data estipulada é organizada pelo UniInter, grupo de estudantes da Unicamp que tem por objetivo a integração entre os estudantes brasileiros e estrangeiros matriculados na Universidade. A participação neste evento não é obrigatória, sendo oferecida mais como um apoio e “plantão de dúvidas” para assuntos relacionados à chegada à Unicamp, além dos processos burocráticos junto à Polícia Federal. 

Para mais informações, acesse a página do UniInter

(3) O estudante estrangeiro deve obrigatoriamente entregar à DAC os documentos referentes ao Registro e/ou Renovação do Visto junto à Polícia Federal. Para os estudantes ingressantes (Regulares e Intercambistas), o prazo é de até 90 (noventa) após o início das aulas. No caso de Renovação de Visto, o estudante deve entregar o(s) documento(s) antes do vencimento do Visto registrado no sistema. 

Em caso de Visto Vencido, o estudante estará impossibilitado de realizar matrícula em disciplinas, além de outros acessos nos sistemas da DAC. 

Para informações relativas ao Visto, bem como documentação exigida, acesse Orientações sobre Vistos para Estudante Estrangeiro.

Documentos a serem entregues: 

Observação: Antes de ler e assinar o Termo de Compromisso, acesse a Deliberação CONSU-A-01-2012 e Portaria GR-074-97 

IMPORTANTE: Caso o estudante chegue ao Brasil e ainda não tenha comparecido à Policia Federal para o Registro do Visto, será dispensada a apresentação destes documentos no ato da Matrícula. Para isso, ele deverá obrigatoriamente apresentar o carimbo de entrada no país e será calculado o prazo de até 90 (noventa) dias para a entrega dos documentos da Polícia Federal. Caso não entregue-os no prazo estipulado, sua matrícula na Unicamp poderá ser bloqueada.

Procedimentos para entrega dos documentos: 

Estudante Intercambista - acessar o Sistema SIGA > logar com email (usado para inscrições e matrícula em disciplinas) e senha > Menu Cadastros básicos > Upload de Documentos para  Estrangeiro. 

Estudante Regularacessar o sistema e-DAC > logar com RA e senha (a mesma usada para outros sistemas DAC, como webmail e SIGA) > Efetuar Solicitação > Entrega de Documentos. 


Informações Importantes para Estudantes Intercambistas

Estudante Intercambista é aquele matriculado em Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira que mantém convênio com a Unicamp e que, após participar de processo de inscrição junto à DERI (Diretoria Executiva de Relações Internacionais), é indicado para realizar intercâmbio na Unicamp por um ou dois semestres ou conforme acordo entre as universidades envolvidas. 

Após o período de inscrição no sistema SIGA, o estudante intercambista receberá no email utilizado para acessar o sistema a Carta de Aceitação para que possa solicitar o Visto adequado para sua permanência no Brasil. 

Para informações relativas ao Visto, bem como documentação exigida, acesse Orientações sobre Vistos para Estudante Estrangeiro

Atenção: NÃO confundir com Estudante Especial Free-mover, que é aquele matriculado em uma IES estrangeira que não possui convênio com a Unicamp ou que não tenha sido indicado por sua universidade de origem, ainda que possua convênio com a Unicamp e que, mesmo assim, optou por cursar disciplinas nesta universidade. 


Matrícula em disciplinas (para Estudantes Intercambistas) 

Durante o período de inscrições, o Estudante de Intercâmbio escolherá as disciplinas que deseja cursar na Unicamp e que serão submetidas à aprovação da Coordenação de Curso responsável por cada uma delas. As disciplinas aceitas serão disponibilizadas no Plano de Estudos do estudante, a ser emitido após o fim das inscrições. O Plano de Estudos será disponibilizado no sistema SIGA, onde permanecerá anexado para consulta pelo Estudante Intercambista. 

Com o início das aulas, o Estudante Intercambista terá duas semanas para conhecer as disciplinas em que se inscreveu, conversar com os Professores, Secretarias e Coordenadores de Curso e montar seu plano de aulas, acrescentando novas disciplinas, excluindo  as que foi aceito anteriormente ou trocando turmas nas disciplinas oferecidas, de acordo com o Caderno Escolar (link) do semestre vigente. As disciplinas em que foi aprovado durante o período de inscrições já estarão disponíveis no sistema no período de Matrícula em Disciplinas, mas será necessário que o estudante confirme o interesse em cursá-las, selecionado a turma em que deseja se matricular (caso esteja disponível mais de uma turma). A matrícula deverá ser feita no sistema Siga, o mesmo em que foram realizadas as inscrições e assim como no primeiro período, elas serão submetidas à aprovação das Coordenações de Curso, que podem deferir (aceitar) ou indeferir (negar) a matrícula. Em caso de dúvidas, o Estudante Intercambista pode e deve procurar a Secretaria e/ou o Coordenador do Curso responsável por cada disciplina. 

Atenção: é importante que o Estudante Intercambista siga as datas estipuladas para Matrícula em Disciplinas, uma vez que NÃO será possível incluir ou trocar de disciplinas após esta data. 

Caso não queira mais cursar alguma nas disciplinas em que foi matriculado, o Estudante Intercambista poderá realizar a Desistência de Matrícula em Disciplina, no sistema SIGA, até a data estipulada no Calendário Escolar

Matrícula na Unicamp (para Estudantes Regulares da Pós-Graduação) 

O estudante aprovado em processo seletivo da Pós-Graduação deve obrigatoriamente efetivar sua matrícula no prazo estipulado na tabela que consta no início da página, seguindo os procedimentos abaixo e devendo entregar presencialmente os documentos exigidos pela Diretoria Acadêmica, além dos documentos adicionais exigidos pela Coordenadoria do Curso. 

Documentos exigidos para Estudantes Estrangeiros

Antes da confirmação de matrícula na Secretaria do Curso para o qual o estudante foi aprovado, ele deverá comparecer ao Atendimento da DAC com cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

IMPORTANTE: Caso o estudante chegue ao Brasil e ainda  não tenha comparecido à Policia Federal para o Registro do Visto, será  dispensada a apresentação destes documentos no ato da Matrícula. Para  isso, ele deverá obrigatoriamente apresentar o carimbo  de entrada no país e será calculado o prazo de até 90 (noventa) dias  para a entrega dos documentos da Polícia Federal. Caso não entregue-os  no prazo estipulado, sua matrícula na Unicamp poderá ser bloqueada.

Observação 1: Antes de ler e assinar o Termo de Compromisso, acesse a Deliberação CONSU-A-01-2012 e Portaria GR-074-97 

Observação 2: Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de CRNM válido. 

Observação 3: Em caso de estudante reingressante (que já concluiu algum curso na Unicamp anteriormente), o comparecimento ao Atendimento da DAC também se faz necessário, para que o mesmo possa retirar a Carta de Aptidão de Matrícula.

Ao entregar os documentos acima, o ingressante receberá a Carta de Aptidão de Matrícula, que permitirá que ele realize a Confirmação de Matrícula na Secretaria de Pós-Graduação da Unidade de Ensino. Para isso, ele deve entregar cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

* O diploma de Graduação devidamente registrado deve ser entregue no prazo máximo de 9 (nove) meses a contar da data da matrícula, e com pelo menos 60 (sessenta) dias antes da defesa da Dissertação ou Tese.

Atenção: No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Observação: As Unidades de Ensino possuem autonomia para solicitar documentos adicionais aos exigidos pela DAC. Sendo assim, orientamos a todos os Estudantes que procurem sua Unidade de Ensino antes da efetivação da Matrícula para informarem-se sobre os documentos que devem entregar diretamente à Secretaria de Curso. 

# O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um documento de registro na Receita Federal do Brasil que permite aos brasileiros e aos estrangeiros que moram no Brasil realizar operações financeiras (como abertura de contas em bancos, por exemplo) e até mesmo fazer compras. Sua posse não é obrigatória, mas o estrangeiro sem CPF não conseguirá realizar compras e cadastros básicos, como por exemplo, usar o serviço de operadoras locais de celular.
Para informações sobre como solicitar o CPF - Cadastro de Pessoa Física, acesse o site dos Correios

Em caso de dúvidas, críticas e/ou sugestões, o Estudante Estrangeiro pode escrever para o email dacestra@unicamp.br 


Compartilhar: