Unicamp Diretoria Acadêmica

EC710 - História e Filosofia das Ciências da Natureza e da Matemática - 2S/2025 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Apresentação das principais tendências em História das Ciências e Filosofia das Ciências. Discussão das relações entre estes campos e o ensino de Ciências, visando identificar, discutir, criticar e eventualmente incorporar suas contribuições para a Educação em Ciências (por exemplo, caráter ilustrativo, ampliação da cultura geral dos alunos, recurso didático na seleção, organização e apresentação dos conteúdos, formação da capacidade crítica dos alunos etc.). Discussão teórica e elaboração de uma experiência concreta de ensino (aula, audiovisual, texto etc.), visando a uma possível aplicação prática em contexto escolar ou de formação de professores.

Bibliografia:

BROOKE, J. H.; NUMBERS, R. L. (eds.) Science and Religion around the world. New York: Oxford University Press, 2011; CARDINOT, D.; MOURA, C.; GUERRA, A. Challenging the “Science from nowhere” perspective in the classroom: Action research about a historical case of Brazilian Science. Science & Education, 2022, online (https://doi.org/10.1007/s11191-021-00311-1); GANDOLFI, H. E.; ARAGÃO, T. Z. B.; FIGUEIRÔA, S. F. de M. Os alambiques no Brasil Colônia: uma proposta de abordagem histórica e social no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, v.38, n.3, p.215-223, 2016. HÖTTECKE, D.; ALLCHIN, D. Reconceptualizing nature‐of‐science education in the age of social media. Science Education, 2020, p.1-26. DOI: 10.1002/sce.21575; JANKVIST, U. T. History, Applications, and Philosophy in Mathematics Education: HAPh — A Use of Primary Sources. Science & Education, v.22, p.635-656, 2013; MATHEWS, M. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v.12, n.3, p.164-214, dez. 1995; MCCOMAS, W. F.; CLOUGH, M. P. “Nature of Science in Science Instruction: Meaning, Advocacy, Rationales, and Recommendations.” In: MCCOMAS, W. F. (ed.) Nature of Science in Science Instruction Rationales and Strategies. Cham (Switerland), Springer Nature, 2020, p. 03-22; WOODCOCK, B. A. “The scientific method” as myth and ideal. Science & Education, v.23, n.6, p.2069-2093, 2014.

Ano de Catálogo: 2025

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Número mínimo de alunos: 3

Número de alunos matriculados: 19

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Silvia Fernanda De Mendonca Figueiroa

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: