Unicamp Diretoria Acadêmica

EH037 - Geopolítica alterações climáticas : educação ambiental como f. transformação - 2S/2025 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A disciplina analisa as interações entre geopolítica e alterações climáticas, abordando os impactos das decisões políticas internacionais nos territórios e ecossistemas. Enfatiza a importância da educação ambiental como ferramenta de transformação social, capacitação cidadã e construção de resiliência diante da crise climática global. Promove uma visão crítica e integrada entre ambiente, política e sociedade.

 

Bibliografia:

Berkes, F., 2003: Sacred Ecology. Traditional Ecological Knowledge and Resource Management. Taylor and Francis, Philadelphia, PA.
Castanho, R.A. (2020). The Relevance of Political Engagement and Transparency in Cross-Border Cooperation (CBC) Environments. Analyzing
Border cities in Europe. Lex localis - Journal of Local Self-Government, Vol. 18, No. 3, pp. 487 – 502, July 2020 https://doi.org/10.4335/18.3.487- 502(2020)
Castanho, R.A. (Ed.) (2021). Handbook of Research on Sustainable Development Goals, Climate Change, and Digitalization. DOI: 10.4018/978-1-7998-8482-8 (pp.684)
Castanho, R.A., Couto, G., Pimentel, P., and Naranjo Gómez, J.M. (Eds) (2022). Alterações Climáticas e Decisões Urbanísticas e Territoriais - Um Guia Teórico-Prático. Ed. CEEPLA/Universidade dos Açores, Ponta Delgada-Portugal. pp.1-195 ISBN 978-989-8870-39-1
Fenton, N.& Neil, M. (2018). Risk Assessment and Decision Analysis with Bayesian Networks. https://doi.org/10.1201/b21982
Figueiredo, A., Rebelo, F., Castanho, R.A., Oliveira, R., Lousada, S., Vicente, R., and Ferreira, V., (2020). Implementation and Challenges of the Passive House Concept in Portugal: Lessons Learnt from Successful Experience. Sustainability 2020, 12, 8761; doi:10.3390/su12218761
Glasson, J., Therivel, R. & Chadwick, A. (2005). Introduction To Environmental Impact Assessment. https://doi.org/10.4324/9780203023068
Hulme, M. (2009). Why we disagree about climate change: Understanding controversy, inaction and opportunity. Cambridge University Press.
Jenkins, W. (2012). [Review of Climate Justice: Ethics, Energy, and Public Policy, by J. MARTIN-SCHRAMM]. Journal of the Society of Christian Ethics, 32(2), 198–200. http://www.jstor.org/stable/23563045
Klein, R. J., Schipper, E. L., & Dessai, S. (2005). Integrating mitigation and adaptation into climate and development policy: Three research questions. Environmental Science & Policy, 8(6), 579-588.
Margerum, R. (1999). Integrated Environmental Management: The Foundations for Successful Practice. Environmental Management. 24. 151-166. 10.1007/s002679900223.
Pachauri, R. K., & Reisinger, A. (Eds.). (2007). Climate Change 2007: Synthesis report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. IPCC.
Slootweg, R., Vanclay, F. & Schooten, M. (2003). Integrating Environmental and Social Impact Assessment. 10.4337/9781843768616.00016.
Stern, N. (2007). The economics of climate change: The Stern review. Cambridge University Press.
Watts, N., Amann, M., Arnell, N., Ayeb-Karlsson, S., Belesova, K., Berry, H., ... & Costello, A. (2019). The 2019 report of The Lancet Countdown on
health and climate change: ensuring that the health of a child born today is not defined by a changing climate. The Lancet, 394(10211), 1836-1878.
WMO. (2021). State of the Global Climate 2021. World Meteorological Organization.

 

Ano de Catálogo: 2025

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 15

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 17

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Eventual

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

Não possui horários cadastrados.

Docentes:

  • Rui Alexandre Marçal Dias Castanho

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Esta disciplina não possui horário.

Compartilhar: