Unicamp Diretoria Acadêmica

CT123 - Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - 2S/2025 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A disciplina aborda as interações entre mudança tecnológica e desenvolvimento, com foco nas especificidades dos países periféricos. Parte de uma perspectiva crítica sobre a difusão do progresso técnico nesses contextos, considerando sua inserção na divisão internacional do trabalho e os condicionantes sociais e institucionais que moldam essas dinâmicas. O curso está estruturado em três módulos. O primeiro módulo introduz os principais marcos do pensamento econômico e social sobre o desenvolvimento, com destaque para as contribuições da CEPAL e da teoria da dependência. Analisa o papel do Estado, das políticas públicas e da industrialização por substituição de importações, além de discutir a atualidade dessas ideias à luz do neoestruturalismo latino-americano. O segundo módulo aprofunda a discussão sobre a relação entre tecnologia e desenvolvimento, com ênfase nas dinâmicas de transferência internacional de tecnologia, na atuação das empresas multinacionais e na propriedade intelectual como expressão da dependência tecnológica. Aborda também o papel das instituições e a proposta das tecnologias apropriadas como alternativa para o desenvolvimento sustentável. O terceiro módulo examina abordagens contemporâneas sobre inovação e progresso técnico, destacando os processos de aprendizagem tecnológica, os desafios da política industrial no século XXI e os impactos da revolução digital. Analisa ainda os sistemas de inovação setoriais, locais e regionais, e as estratégias de inserção das economias latino-americanas no cenário global.

Bibliografia:

BIELSCHOWSKY, R. (2020) “Do “Manifesto Latino-Americano” de Raúl Prebisch aos dias de hoje: 70 anos de estruturalismo na Cepal”, Revista de Economia Contemporânea, 24(1): 1-25.

CARDOSO, F. H., & FALETTO, E. (2000 [1969]) “Dependência e desenvolvimento na América Latina”. In.: Bielschowsky, R. (org.) Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL. Editora Record: Rio de Janeiro, Brasil.

CORIAT, B. (2002) “O novo regime de propriedade intelectual e a sua dimensão imperialista: implicações para as relações Norte/Sul”. In.: Castro (org.), Desenvolvimento em Debate: Novos Rumos para o Desenvolvimento no Mundo, BNDES: Rio de Janeiro, Brasil.

FAJNZYLBER, F. (2000 [1990]) Industrialização na América Latina: da “caixa preta” ao “conjunto vazio”. In.: Bielschowsky, R. (org.) Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL. Editora Record: Rio de Janeiro, Brasil.

FRANSMAN, M. (1986) Technology and Economic Development. Wheatshead Books: Sussex, UK.

FURTADO, C. (1983) Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. Coleção “Os Economistas”. Abril Cultural: São Paulo, Brasil.

FURTADO, C. (2014) Raízes do Subdesenvolvimento. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, Brasil.

GERSCHENKRON, A. (2015 [1962]). O atraso econômico em perspectiva histórica e outros ensaios. Contraponto: Rio de Janeiro, Brasil.

KAPLINSKY, R. (2011) “Schumacher meets Schumpeter: Appropriate technology below the radar”, Research Policy, 40(2): 193-203.

KATZ, J. (1987) “Domestic Technology Generation in LDCs: A Review of Research Findings”. In.: Katz (org.) Technology Generation in Latin-American Manufacturing Industries, Macmillan: London, UK.

LEWIS, W. A. (2010 [1954]) “O desenvolvimento econômico com oferta ilimitada de mão de obra”. In.: Agarwala, A. N. & Singh, S. P. (org.) A economia do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto.

PEREZ, C. (2010) “Dinamismo tecnológico e inclusión social en América Latina: una estrategia de desarrollo productivo basada en los recursos naturales”, Revista de la Cepal, 100: 123-145.

PREBISCH, R. (2000 [1973]) “Problemas Teóricos e Práticos do Crescimento Econômico”. In.: Bielschowsky, R. (org.) Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL. Editora Record: Rio de Janeiro, Brasil.

SABATO, J. A. (1979) Ensayos en Campera. Juarez Editor: Buenos Aires, Argentina.

SRINIVAS, S. & SUTZ, J. (2008) “Developing countries and innovation: Searching for a new analytical approach”, Technology in Society, 30(2): 129-140.

Ano de Catálogo: 2025

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 15

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 6

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 14:00 - 17:00

Docentes:

  • Andre Tosi Furtado
  • Diego Rafael De Moraes Silva

Reservas:

Não possui reservas.

Turma: C Vagas: 5

Número mínimo de alunos: 1

Número de alunos matriculados: 1

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 14:00 - 17:00

Docentes:

  • Andre Tosi Furtado
  • Diego Rafael De Moraes Silva

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - C -
15:00 A - C -
16:00 A - C -
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: