Ementa:
Esta disciplina tem por objetivo uma reconstrução do processo pelo qual foi se conformando uma visão sociológica sobre a ciência e a tecnologia, desde os pensadores sociais do século XIX até os dias de hoje. Para tanto, apresentam-se sistematicamente as principais contribuições teóricas a este processo, procurando identificar as raízes históricas destas contribuições, assim como os desdobramentos das mesmas. Esta apresentação compreende uma leitura e discussão de textos clássicos dos representantes das várias "escolas" ou tendências do pensamento sociológico sobre a ciência e a tecnologia, seguidas de uma análise de estudos empíricos que tenham se utilizado dos conceitos e métodos de cada uma delas. Procura-se durante o curso desenvolver o argumento de que visões sociológicas diferenciadas da ciência e da tecnologia informam, também de maneira diferenciada, a tomada de decisão em política científica e tecnológica.
Bibliografia:
SEÇÃO 1 – Alguns conceitos e métodos
Aula 1 – Ciência e Tecnologia são “sociais”? (Prof. Marko)
Bibliografia básica:
RODRIGUES, José Albertino (org.). Émile Durkheim. 9a edição. São Paulo: Ática, 2008 [parte III: “Religião e Conhecimento”, pp. 147-203]
PFAFFENBERGER, Bryan. “Fetishised Objects and Humanised Nature: Towards an Anthropology of Technology”. Man, 23(2):236-252, 1988
Bibliografia complementar:
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac e Naify, 2003. [segunda parte, "Ensaio sobre a dádiva", pp. 183-315]
COLLINS, Randall. Quatro Tradições Sociológicas. São Paulo: Ed. Vozes, 2009. [cap. 3: "A tradição durkheimiana"]
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [pg. 1-49; pg. 91-127]
Aula 2 - Ludwik Fleck e a sociologia do conhecimento (Prof. Marko)
Bibliografia básica:
FLECK, Ludwig. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010 [pg. 39-97]
HARWOOD, Jonathan. "Ludwik Fleck and the Sociology of Knowledge". Social Studies of Science 15(1): 173-187, 1986.
LOWY, Ilana. "Ludwig Fleck e a presente história das ciências", in História, Ciência, Saúde: Manguinhos 1(1): 7-18, 1994.
Bibliografia complementar:
BONAH, Christian. "'Experimental rage: the development of medical ethics and the genesis of scientific facts". Social History of Medicine 15(2):187-207, 2002.
LOWY, Ilana. "Ludwik Fleck on the social construction of medical knowledge". Sociology of Health and Illness 10(2):133-155, 1988.
Aula 3 – Bourdieu e o campo científico (Prof. Marko)
Bibliografia básica:
BOURDIEU, Pierre. "The specificity of the scientific field and the social condition of the progress of reason". Social Science Information 14:19-47, 1975.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2003.
Bibliografia complementar:
BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Outline of a theory of practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002 [1972].
Aula 4 – Reconstruções da etnografia da ciência e da tecnologia (Prof. Marko)
Bibliografia básica:
HINE, Christine. "Multi-sited Ethnography as a Middle Range Methodology for Contemporary STS", in Science, Technology and Human Values 32(6):652-671, 2007.
MORITA, Atsuro. “The Ethnographic Machine: Experimenting with Context and Comparison in Strathernian Ethnography”. Science, Technology and Human Values 39(2):214-235, 2013.
FORTUN, Kim. “Ethnography in late industrialism”. Cultural Anthropology 27(3):446-464, 2012.
MARCUS, George. "Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography", in Annual Review of Anthropology 24:95-117, 1995.
Bibliografia complementar:
HESS, David. “Ethnography and the development of science and technology studies”, ATKINSON, Paul; COFFEY, Amanda; DELAMONT, Sara; LOFLAND, John; LOFLAND, Lyn. Handbook of ethnography. London: Sage, 2001, pp. 234-246.
LYNCH, Michael. Scientific practice and ordinary action. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. [pg. 265-321]
Aula 5 – Teoria Ator Rede: para além do 'social' (Prof. Marko)
Bibliografia básica:
LATOUR, Bruno. Reassembling the Social. Oxford: Oxford University Press, 2005. [pg. 1-158]
LATOUR, Bruno. “Entrevista: Por uma antropologia do centro” Mana 10(2):397-414, 2004
LAW, John. "Actor Network Theory and Material Semiotics". In Turner, Bryan (ed.) The New Blackwell Companion to Social Theory. London: Wiley-Blackwell, 2009, pp. 141-158.
Bibliografia complementar:
LAW, John. "After ANT: complexity, naming and topology", in Law e Hassard (orgs). Actor Network Theory and After. Oxford: Blackwell, 1999, pg.1-15.
BLOOR, David. "Anti-Latour", in Stud. Hist. Phil. Sci., Vol. 30, No. 1, pp. 81&nda
Ano de Catálogo: 2025
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 14
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |