Ementa:
Pesquisar e discutir processos de criação e evolução da mensagem sonora. Sua inter-relação com o desenvolvimento tecnológico. Técnicas de gravação. Edição de material sonoro. Mixagem. Narração e som direto. Sonoplastia e efeito sonoro. Operação e escolha de equipamentos.
Bibliografia:
ALTMAN, Rick. Sound theory, sound practice. NY: Routledge, 1992
BAZELON, Irwin. Knowing the score. New York: Arco Publishing, 1975
BROWN, Royal. Undertones and overtones. LA: UCLA, 1994
BURT, George. The art of film music. Boston: Northeastern, 1994.
CARRASCO, Ney. Trilha Musical: música e articulação fílmica. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA-USP, 1993.
CARRASCO, Ney. Sygkhronos: a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera, 2003.
Chion, Michel. Le son au cinèma. Paris: Cahiers du Cinema, 1992.
Chion, Michel. La musique au cinéma. Paris: Fayard, 1995
Chion, Michel. Audiovision: sound on screen. New York: Columbia Univ. Press. 1994. DONNELLY, K. J.. The spectre of sound. London: BFI, 2005
FLORES, Virgínia. O cinema: uma arte sonora. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
LoBRUTTO, Vincent. Sound on film. London:Praeger,1994.
MENDES, Eduardo Santos. Walter Murch: A Revolução no Pensamento Sonoro Cinematográfico Tese de doutorado. São Paulo: ECA/USP, 2000.
PRENDERGAST, Roy. Film music: A neglected art. New York: WW Norton, 1977. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 2000.
SERGI, Gianluca. The Dolby era: filmsound in contemporary Hollywood. NY: Manchester Univ. Press, 2004
SONNENSCHEIN, David. Sound design: the expressive power of music, voice and sound effects in cinema. Studio City: Michael Wiese Prod., 2001.
WEISS, Elisabeth e BELTON, John. Film sound: theory and practice. NY: Columbia, 1985.
WIERZBICKI, James. Louis and Bebe Barron's Forbidden Planet. Lanham: Scarecrow, 2005 Y
EWDALL, David. Pracical art of motion picture sound. NY: Focal, 2007
Ano de Catálogo: 2025
Créditos: 7
Número mínimo de alunos: 3
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |