Unicamp Diretoria Acadêmica

SC411 - Estudos Avançados em Ciências Sociais em Saúde Coletiva - 2S/2025 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Analisar e discutir os fundamentos teóricos e metodológicos de investigação em Saúde Coletiva e nas Ciências Sociais em Saúde, com base em estudos clássicos nacionais e internacionais, tanto do ponto de vista da construção dos saberes, quanto de suas relações com a sociedade, cultura e poder, que tomaram como objetivos: saúde, doença, medicina, saúde pública e saúde coletiva e suas intervenções. O curso também desenvolverá atualizações de novos objetos investigados nas Ciências Sociais em Saúde. 

Bibliografia:

 1.Albernaz, Pablo de Castro e Carvalho, José Jorge de. Encontro de Saberes: por uma universidade
antirracista e pluriepistêmica. Horizontes Antropológicos [online]. 2022, v. 28, n. 63 [Acessado 4 Novembro 2022] ,
pp. 333-358. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-71832022000200012>. Epub 13 Jun 2022. ISSN 1806-
9983. https://doi.org/10.1590/S0104-71832022000200012.
2.Barreto, João Rivelino Rezende. Educação intercultural e o intercâmbio de conhecimento indígena, In: Montardo,
Deise Lucy Oliveira; Rufino, Regina,Calderipe Farias (orgs.). Saberes e ciência plural [recurso eletrônico]: diálogos e
interculturalidade em Antropologia. Florianópolis, Editora da UFSC, 2021. pp. 245-254. Disponível em:
https://doi.org/10.5007/978-65-5805-030-8
3.Bustamante, Mercedes Olivera. Investigar colectivamente para conocer y transformar, In: Leyva, X. J. Alonso, R. A Hernández, A. Escobar, A. Köhler ... [et al.] Prácticas otras de conocimiento(s) : Entre crisis, entre guerras. Tomo III -
1a edición digital - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Chiapas: Cooperativa Editorial Retos; Lima:
Programa Democracia y Transformación Global (PDTG); Copenhague: Grupo Internacional de Trabajo sobre Asuntos
Indígenas (IWGIA); La Habana: Talleres Paradigmas Emancipatorios-Galfisa; Coimbra: Proyecto Alice - Espejos
Extraños, Lecciones Insospechadas; Guadalajara: Taller Editorial La Casa del Mago, 2018. Libro Digital, PDF. ISBN
978-987-722-308-8. pp. 105-124.
4.Darella, Maria Dorothea Post. A licenciatura intercultural indígena do sul da mata Atlântica da UFSC em algumas
incursões quanto a percepções e atuações territoriais dos/com Guarani, Kaikang e Laklãnõ-Xokleng, In: Montardo,
Deise Lucy Oliveira; Rufino, Regina,Calderipe Farias (orgs.). Saberes e ciência plural [recurso eletrônico]: diálogos e
interculturalidade em Antropologia. Florianópolis, Editora da UFSC, 2021. pp. 232-244. Disponível em:
https://doi.org/10.5007/978-65-5805-030-8
5.Dietz, Gunther, et al. “Entre Culturas, Entre Saberes, Entre Poderes: La Etnografía Reflexiva En El
Acompañamiento de Procesos de Interculturalidad Educativa.” Prácticas Otras de Conocimiento(s): Entre Crisis,
Entre Guerras. Tomo I, CLACSO, 2018, pp. 281–312. JSTOR, https://doi.org/10.2307/j.ctvn5tzv7.14.
6.Duarte, Ángela Ixkic Bastian; Palomo, Lina Rosa Berrío. Saberes en diálogo: mujeres indígenas y académicas en la
construcción del conocimiento, In: Alonso, R. A. Hernández, A. Escobar, A. Köhler ... [et al.]. Prácticas otras de
conocimiento(s) : Entre crisis, entre guerras. Tomo II - 1a edición digital - Ciudad Autónoma de Buenos Aires:
CLACSO; Chiapas: CooperativaEditorial Retos; Lima: Programa Democracia y Transformación Global (PDTG);
Copenhague: Grupo Internacional de Trabajo sobre Asuntos Indígenas (IWGIA); La Habana: Talleres Paradigmas
Emancipatorios-Galfisa; Coimbra: Proyecto Alice - Espejos Extraños, Lecciones Insospechadas; Guadalajara: Taller
Editorial La Casa del Mago, 2018. ISBN 978-987-722-306-4. pp. 107-132.
7.Filice de Barros. Nutrindo raízes: uma etnografia performática sobre a metodologia pedagogia do Co-Labor.
8.García, Jaqolb’e Lucrecia Ximena, et al. “Del Encantamiento a La Colisión.: Interculturalidad y Espiritualidad En Una
Investigación Democrática y Participativa.” Prácticas Otras de Conocimiento(s): Entre Crisis, Entre Guerras. Tomo I,
CLACSO, 2018, pp. 199–224. JSTOR, https://doi.org/10.2307/j.ctvn5tzv7.11.
9.Guelman, Anahí; Palumbo, Maria Mercedes. Pedagogia e trabalho na economia popular: vislumbres de uma
pedagogia decolonizadora, In: Carvalho, Elson Santos Silva; Ramos Jr., Dernival Venâncio; Moujan, Inez Fernández
(orgs.). Pedagogias De(s)coloniais (livro eletrônico): saberes e fazeres. Goiânia, Elson Santos Silva Carvalho, 2020.
pp. 142-156. Disponível em: (99+) Pedagogias de(s)coloniais. Saberes e Fazeres | Inés Fernández Moujan and Elson
Santos Silva Carvalho - Academia.edu
10.Hernández, Natalio. La educación intercultural en la perspectiva universitária. El caso del México. In: Silva,
Claudia Zapata (compiladora). Intelectuales indígenas piensan la America Latina. Quito/Ecuador, Universidad Andina
Simón Bolívar, Ediciones Abya-Yala, Centro de Estudios Culturales

Ano de Catálogo: 2025

Créditos: 6

Turma: A Vagas: 25

Número mínimo de alunos: 8

Número de alunos matriculados: 6

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 09:00 - 13:00

Docentes:

  • Juliana Luporini Do Nascimento

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00 A -
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: