Ementa:
Tópicos interdisciplinares sobre temas relacionados às dissertações dos alunos. Discussão de temas emergentes no processo de capacitação que visa a promover a integração entre as temáticas desenvolvidas nas linhas de pesquisa do programa e a colaborar para a sistematização necessária à elaboração de uma dissertação de mestrado. Trabalho de campo.
Bibliografia:
CALHEIROS, D. S., MENDES, E. G., & LOURENÇO, G. F. (2018). Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial, 31(60), 229–244. https://doi.org/10.5902/1984686X18825.
FONTANELLA, Bruno José Barcellos; CAMPOS, Claudinei José Gomes; TURATO, Egberto Ribeiro. Coleta de dados na pesquisa clínico-qualitativa: uso de entrevistas não-dirigidas de questões abertas por profissionais da saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.14, p. 812-820, 2006. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000500025.
FREITAG, R. M. K.; MARTINS, M. A. R.; ARAÚJO, A.; BATTISTI, E.; COELHO, I. M. W. DA S.; SOUSA, M. D. A. F.; SILVA, R. G. DA; LIMA-LOPES, R. E. Desafios da gestão de dados linguísticos e a Ciência Aberta. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 01-19. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/221206/001125328.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: junho de 2025.
LIMA SANTOS BASTOS, P. A., SILVA, M. S., RIBEIRO, N. M., MOTA, R. de S., GALVÃO FILHO, T. (2023). Tecnologia assistiva e políticas públicas no Brasil. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3401. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO260434011.
MONTES, Aline Lucia Baggio; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Libras no contexto escolar: instrumento ilustrado de avaliação de narrativas sinalizadas1. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, 2023.https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000500025
SAMPAIO, Rafael Cardoso; SABBATINI, Marcelo; LIMONGI, Ricardo. Diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa: um guia prático para pesquisadores. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e025003, 2025. Disponível em:
https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9509. Acesso em: 10 jun. 2025.
Ano de Catálogo: 2025
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 8
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |