Ementa:
Objetivos: Apresentar a evolução do pensamento em geografia política e geopolítica, abordando criticamente e em um nível compatível com a pós-graduação, as suas principais teorias, discursos e aplicações, bem como as suas formas diversas de sistematização e operacionalização nos ambientes acadêmicos universitários e nos centros de estudos estratégicos no interior ou próximos dos aparelhos dos estados.
Justificativa: A geografia política e a geopolítica constituem atualmente um formidável campo de reflexão no âmbito das ciências humanas e da geografia em particular, propiciando aos seus estudiosos uma extensa e sofisticada produção teórica, metodológica e empírica desde meados do século XIX e com grande intensidade o pós-Segunda Guerra. Abordando sistematicamente as diversas modalidades de relações que se estabelecem entre os estados, as sociedades e os territórios em conjunturas históricas e em espaços regionais e nacionais particulares, o debate e a reflexão que se desenvolvem no âmbito dessa disciplina propiciam ao aluno um imprescindível instrumento de análise em temas relevantes da atualidade, como as relações internacionais, os conflitos interestatais, os arranjos regionais em curso no espaço mundial e as formas diversas de distribuição do poder político e de gestão estatal nos respectivos territórios nacionais.
Conteúdo: 1. Apresentar, de modo sistemático, a evolução do pensamento em Geografia Política e Geopolítica, visando a apreensão de conceitos e teorias principais para os estudos dos problemas contemporâneos relativos às questões do território e do poder em seus contextos nacionais e internacionais. 2. Abordar aspectos da Teoria das Relações Internacionais e sua aplicação à Geografia Política contemporânea; 3. Analisar as forças de integração e de dispersão em curso na América do Sul; 4. Tratar de temas e problemas brasileiros atuais na perspectiva da Geografia Política: Políticas Territoriais das últimas décadas e as experiências de planejamento estratégico, ordenamento Territorial, Pacto Federativo, crise federativa e os desafios da descentralização política, o papel do país na integração regional.
Bibliografia:
AGNEW, J. & CORBRIDGE, S. Mastering space: hegemony, territory and international political economy. London/New York: Routledge, 1995.
AGNEW, J. Globalization and Sovereignty. New York: Rowman & Littlefield, 2009.
ARON, R. Paz e guerra entre as nações. Brasília: UnB, 1986.
BECKER, B. K.; COSTA, W. M.; COSTA, F. Um projeto para a Amazônia no século 21: desafios e contribuições, (1ª ed.), Brasília: CGEE, 2009. 426p.
BOWMAN, I. Le monde nouveau: tableau général de géographie politique universelle. Paris: Payot, 1928 (edição original: “The New World”, de 1921).
BARACUHY, B. (Org.), Os Fundamentos da Geopolítica Clássica: Mahan, Mackinder, Spykman. Brasília, Fundação Alexandre de Gusmão – MRE, 2021.
BULL, H. A sociedade anárquica: um estudo da ordem na política mundial. São Paulo: IOESP-UnB-IPRI, 2002.
CASTELLS, M. O poder da identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
______. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.
CASTRO, I., Geografia e política: Território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2006.
COHEN, Saul Bernard. Geopolitics of the world system. Maryland: Rowman & littlefield publishers, 2003.
COSTA, W. M. da. O Estado e as políticas territoriais no Brasil. São Paulo: Contexto, 1988.
______. Geografia política e geopolítica: discursos sobre o território e o poder. São Paulo: HUCITECEDUSP, 1992.
______. Políticas territoriais brasileiras no contexto da integração Sul-Americana. Revista Território, Rio de Janeiro, n. 7, p. 25-41, 1999.
______. Política e território em tempos de mudanças globais. (Tese de Livre-Docência em Geografia Política), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2005.
______. Brasil e América do Sul: cenários geopolíticos e os desafios da Integração. In: Oliveira, E. R. (org.). Segurança & Defesa na América do Sul: da competição à Cooperação. São Paulo: Fundação Memorial da América do Sul, 2008.
______. Ordenamento Territorial e Amazônia: Vinte anos de experiências de Zoneamento Ecológico-Econômico. In: Matheus Batistella; Emílio Moran; Diógenes Alves. (Orgs.). Amazônia: natureza e sociedade em transformação. São Paulo: Edusp, 2008, pp. 241-274.
______. Projeção do Brasil no Atlântico Sul: geopolítica e estratégia. Revista USP, nº 95, p. 1/1-18, 2012.
______ THERY, H. Quatre-vingts ans de géopolitique au Brésil: de la géographie militaire à une pensée stratégique nationale. Hérodote (Paris), v. 146/147, p. 1, 2012.
______ O reerguimento da Rússia, os EUA/OTAN e a crise da Ucrânia: a Geopolítica da nova Ordem Mundial. Confins, nº 25, novembro de 2015.
______ A Geopolítica brasileira e sua influência no pensamento estratégico nacional. In l’Espace Politique, Nº 31, Reims-Fr, 2017.
______. A Petrobrás e a Indústria do Petróleo no Brasil: geopolítica e estratégia nacional de desenvolvimento. Revista Confins, nº 39, São Paulo, 2019.
______ Crise da Integração e Tendências Geopolíticas da América do Sul. In Costa, W.M. e Vasconcellos, D. (Org.), Geografia e Geopolítica da América do Sul: integração e conflitos. São Paulo, Humanitas, 2018.
_______ Les Forces Armées et leur Rôle Politique (Le Brésil). Revue Hérodote, nº 181, Paris, p. 8-25, 2021.
_______ América do Sul: A Integração Estagnou na Escala Continental, se Mantém nas Fronteiras e Reconfigura a Core Area do Mercosul. In COSTA, W. M.; GARCIA, T. S. L. (org.). América do Sul: geopolítica, arranjos regionais e relações internacionais. São Paulo: Edições FFLCH/USP, 2022. E-book.
DODDS, K. & ATKINSON, D. (Ed.) Geopolitical Traditions: a century of geopolitical thought. London, Routledge, 2000.
DUGIN, Alexandr. Geopolítica da Rússia Contemporânea. Ed. IAEGCA, Lisboa, 2015.
DIECKHOFF, A. La nation dans tous ses Éats: les identités nationales en movement. Paris: Flammarion, 2000.
FLINT, G. & TAYLOR, P. Political geography: world economy, na
Ano de Catálogo: 2025
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 12
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Eventual
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.