Ementa:
A partir do impacto das tecnologias, propõe-se a análise de suas múltiplas linguagens, de suas imbricações com a experiência estética e de suas possibilidades de criação, em diálogo com o cenário educacional, tendo como horizonte suas relações com as práticas socioculturais mais amplas. Propõe-se a considerar, a partir das experiências sociais de imersão tecnológica na educação, algumas de suas potencialidades para uma escolarização socialmente referenciada e inventiva, em diálogo com tais tecnologias.
Bibliografia:
Referências básicas
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica. São Paulo: L&PM, 2014.
BRIGGS, A., BURKE, P.. Uma História Social da Mídia, de Gutenberg à Internet. 2a. edição, Rio de Janeiro: Zahar, Capítulo 7 - Multimídia, p. 312 (2006)
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artmed Editora, 1993. RIBEIRO, Marcelo, SOUSA, Clara M., LIMA, Emanoela. Educação em tempos de pandemia. Registros polissêmicos. Petrolina, PE: UNIVASF. 2020. Disponível em: <http://www.univasf.edu.br/~tcc/000019/00001966.pdf>. Acesso em 20/04/2022.
SILVA, Rodrigo Barbosa, BLIKSTEIN, Paulo. Robótica Educacional. Experiências Inovadoras na Educação Brasileira. Série: Tecnologia e Inovação na Educação Brasileira. 01 ed. Porto Alegre, Penso Editora Ltda, 2020, v.01. https://loja.grupoa.com.br/robotica-educexp-inovadoras-na-educ-brasileira9788584291885-p1005770
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
Referências complementares:
ARRIETA, C. A.; MONTES, V. D. Alfabetización digital: uso de las TIC’s más allá de una formación instrumental y una buena infraestructura. Revista Colombiana de Ciência Animal, v. 3, n. 1, 2011.
BACICH, Lilian. Ensino híbrido: esclarecendo o conceito. Inovação na educação. São Paulo, 13 de setembro de 2020. BACICH, LILIAN. Presente e distante: pesquisas que abordam a transmissão ao vivo de aulas presenciais. Disponível em:
<https://lilianbacich.com/2020/08/21/presente-e-distante-pesquisas-que-abordam-a-transmissao-de-aulas-presenciais/>. BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. In: Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.
CANCLINI, Néstor Garcia. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 1998.
COSTA, F. A. et al. (org.). Repensar as TDIC na educação: o professor como agente transformador. Santillana: Carnaxide, 2012.
Ano de Catálogo: 2023
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 19
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | A - | |||||
23:00 |