NH025 - Estratégias Didáticas para o Ensino de Biologia Tecidual Animal - 6A/2022 Imprimir

Desenvolvimento de estratégias e métodos didáticos para o ensino de fundamentos de biologia tecidual (tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e neural) de mamíferos, em cursos da área biológica e biomédica. Organização de programa de aulas. Elaboração de roteiros teóricos e práticos. Seleção, desenvolvimento e aplicação de materiais e estratégias pedagógicos para aulas teóricas e práticas. Elaboração do material para aplicação de provas teóricas e práticas e estabelecimento de critérios avaliativos. Preparação de material didático para estudos em ambiente de Ensino à Distância (EAD). Acompanhar, com supervisão do professor responsável, disciplina de graduação em fundamentos de biologia tecidual.

Bibliografia:

• JUNQUEIRA LCU & CARNEIRO J, 2017.  Histologia Básica, 13a. ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ.

• YAMADA, A.T.; JOAZEIRO, P.P.; PEREIRA, L.A.V.; CONSONNI, S.R. Biologia tecidual: um guia ao microscópio [eBook], 1ª edição, Campinas, SP: CEDET, 2016. Disponível em http://www.biologiatecidual.com.br

• GARTNER LP & HYATT JL, 2007. Tratado de Histologia em cores, 3a. ed., Editora Saunders Elsevier.

• KIERSZENBAUM, A.L.; TRES, L. Histologia e Biologia Celular: uma introdução à patologia, 4ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2016.

• ROSS, M.H.; PAWLINA, W. Histologia Texto e Atlas-Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2016.

• WHEATER PR, BURKITT HG, YOUNG B & HEATH JW, 2007. Histologia Funcional: atlas e texto, 5a. ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ.

• CARVALHO HF & COLLARES-BUZATO CB, 2005. Células: uma abordagem multidisciplinar. Editora Manole, Barueri, SP.

• GARTNER, L.P.; HIATT, J.L. Atlas Colorido de Histologia, 6ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2014.

Ano de Catálogo: 2022

Turma: SRC Vagas: 10