OD099 - Atendimento de urgência em Odontopediatria - 5A/2022 Imprimir

Prover treinamento no atendimento das urgências odontológicas infantis como traumatismos, pulpites ou dor de qualquer natureza e também a triagem de pacientes por meio de exames clínico e físico iniciais, seguido de classificação para posterior encaminhamento às clínicas de Graduação e/ou Pós-graduação. Práticas como o manejo do comportamento infantil, além da capacitação técnica do cirurgião-dentista no âmbito odontopediátrico serão praticados, auxiliando na identificação das principais etiologias associadas às urgências odontopediátricas e a manejá-las de forma adequada, com tranquilidade e segurança.

1. Andrade ED. Terapêutica medicamentosa em odontologia. 3.ed. São Paulo: Artes Médicas; 2014.
  2. Andreasen JO. Texto e atlas colorido de traumatismo dental. 3. ed. Tradução Gabriela Soares, Cristiano Boschetto e Ilson José Soares. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
  3. Assed S. Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica. São Paulo: Artes Médicas; 2005.
  4. Correa MSNP. Odontopediatria na primeira infância. 3.ed. São Paulo: Santos; 2010.
  5. Duque C, Caldo- Teixeira AS, Ribeiro AA, Ammari, MM, Abreu FV, Antunes LA (Org). Odontopediatria: Uma visão contemporânea. 1ed. São Paulo: Santos; 2013.
  6. Feldens CA, Kramer PF. Cárie dentária na Infância: Uma abordagem contemporânea. São Paulo: Santos; 2013.
  7. Guedes-Pinto AC. Odontopediatia. 8.ed. São Paulo: Santos; 2016.
  8. McDonald RE, Avery DR. Odontopediatria para crianças e adolescentes. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011.

Ano de Catálogo: 2022

• Carolina Steiner Oliveira Alarcon