Ementa:
Análise e avaliação de materiais didáticos à luz de diferentes concepções teórico-epistemológicas e metodológicas. Efeitos e impactos dos diferentes materiais didáticos na formação docente e discente. Definição de objetivos a partir da análise de necessidades didático-pedagógicas para a produção de materiais didáticos gerais e com fins específicos com base em visões contemporâneas de língua(gem).
Bibliografia:
Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.
ALMEIDA, B.; SILVA, M. G. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, v.7 n.1 Abril/2011. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em 14/04/2020.
ARAÚJO, N. M. S. A avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: análise de aspectos tecnológicos ou didático-pedagógicos? In: ARAÚJO, J.; ARAÚJO, N. Ead em tela: docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas: Pontes, 2013.
BUNZEN, C.; ROJO, R. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: COSTA VAL, MARCUSCHI (orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE, Autêntica: 2005.
BATISTA, A. A. Livros escolares de leitura: uma morfologia (1866-1956). Rev. Bras. Educ. n.20., May/Aug. 2002.
BUNZEN, C. Livro didático de Língua Portuguesa. Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. CEALE. Disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/referencia/bunzen-c-rojo-r-livro-did-tico-de-l-ngua-portuguesa-como-g-nero-do-discurso-autoria-e-estilo-in-costa-val-m-g-marcuschi-b-orgs-livros-did-ticos-de-l-ngua-portuguesa-letramento-e-cidadania-belo-horizonte-aut-ntica-2005-p-73-118- . Acesso em 04ago.2019.
ALMEIDA, Beth. Web Currículo - Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 2014. Disponível em https://issuu.com/letracapital/docs/web_curr__culo . Acesso em 23/09/2014.
CHERVEL, J. C. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, nº 2, p. 177-229, 1990.
CHINAGLIA, J. V. Objetos educacionais digitais, multiletramentos e novos letramentos em livros didáticos de ensino fundamental II. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, 2016.
LEFFA, Vilson J. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MOR, Walkyria. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017, p. 243-265.
LOPES, Maria Alice Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
OLIVEIRA. Márcia A. O ensino de língua portuguesa: usos do livro didático, objetos de ensino e gestos profissionais. 2013. 406 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem. Unicamp, Campinas, 2013.
RAZZINI, Márcia. O espelho da nação : a antologia nacional e o ensino de portugues e de literatura (1838-1971). Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Instituto de Estudos da Linguagem. Unicamp, Campinas, SP, 2000.
SANTOS, Anabela Almeida Costa e. Aprendendo a usar cadernos: um caminho necessário para a inserção na cultura escolar. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (org.). Cadernos à vista: Escola, Memória e Cultura escrita. Rio de Janeiro: edUERJ, 2008.
VINCENT, Guy; LAHINE, B. & THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 33, jun 2001, p. 7-47.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 9
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - CL13 | |||||
15:00 | A - CL13 | |||||
16:00 | A - CL13 | |||||
17:00 | A - CL13 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |