Unicamp Diretoria Acadêmica

LP122 - Produção de Textos em Língua Materna - 2S/2022 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo e discussão de concepções teóricas sobre textos e sua produção. Contribuições desses estudos para o ensino de língua materna.

Bibliografia:

Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.

ABREU, M. Os números da cultura. In: Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. Org. Vera M. Ribeiro, 2 ed. São Paulo: Global, 2004, pp. 33-45.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1952-53/1979], pp. 261-306. 

___________.  Os estudos literários hoje (Resposta a uma pergunta da Revista Novi Mir). In: Estética da criação verbal, 2003, p. 359-366. (texto original de 1970, publicado pela Revista Novi Mir, nº 11, pp. 237-240).

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.) Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. 

ECO, U. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KLEIMAN, A. Abordagens da leitura. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 1º sem. 2004.

_________. Oficina de Leitura: Teoria e prática. 15ª ed. Campinas: Pontes, 2013[1992]. 

_________. Leitura: ensino e pesquisa. 2. Ed. Campinas, SP: Pontes, 1996.

KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.

MANGUEL, A. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MARCUSCHI, L. A. Compreensão textual como trabalho criativo. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, pp. 89-103, v. 11. 

PETIT, M. A arte de ler – ou como resistir à adversidade. Trad. de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.

________. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.

________. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

PROUST, M. Sobre a leitura. Trad. Julia da R. Simões. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.

ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/Fundação Vanzolini/SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever – Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004. 

________. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando? In: Língua Portuguesa: ensino fundamental. Coord. Egon de O. Rangel e Roxane H. R. Rojo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, pp. 15-36. (Coleção Explorando o Ensino, v. 19).

ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. (Orgs.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. Trad. Amaury C. Moraes et al; coord. e rev. Neide L. Rezende; Rita Jover-Faleiros. São Paulo: Almeida, 2013.

SIGNORINI, I.; FIAD, R. (Orgs.) Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

Ano de Catálogo: 2022

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 7

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 14:00 - 18:00 CL13

Docentes:

  • Raquel Salek Fiad

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - CL13
15:00 A - CL13
16:00 A - CL13
17:00 A - CL13
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: