NG305 - Ecologia Molecular - 2S/2022 Imprimir

A disciplina aborda o uso de diferentes marcadores moleculares para a caracterização da diversidade biológica em diferentes níveis hierárquicos, contribuindo para a investigação dos padrões e processos evolutivos/ecológicos de populações naturais. São abordadas análises de genética e genômica de populações, filogeografia, identificação molecular de espécies para resolução de incertezas taxonômicas, genética da conservação e filogenia. Como forma de avaliação, atividades semanais (leitura de artigos e elaboração de resumos, exercícios práticos) e um projeto semestral são trabalhados pelos alunos ao longo do curso. Os temas específicos abordados são: Introdução a Ecologia Molecular; Marcadores moleculares; Sequenciamento de DNA e alinhamento; Bancos de dados; Novas tecnologias de sequenciamento (seq capture, RAD-seq e RNA-seq – filogenômica, genômica populacional e adaptação); Introdução à Genética de Populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg; Origem da variabilidade genética e forças evolutivas; Estudo de uma única população; Estudo de mais de uma população; Variabilidade interpopulacional, estrutura genética, fluxo gênico; Programas de análises populacionais; Filogeografia; Genética/genômica da conservação; Abordagens moleculares na Ecologia Comportamental; Filogenia molecular.

Alendorf F., Luikart G., Aitken N. S. Conservation and the Genetics of Populations, Sec. Ed. Blackwell Publishing, 2013.
Falconer, D.S. & Macky, T. Introduction to Quantitative Genetics. 4 Ed. Longman Scientific & Technical, London, 1996.
Falconer, D.S. Quantitative genetics, 2nd Ed. Logman, News York.1981
Futuyma, D.J. Evolutionary Biology. 3 ed. Sinauer Associates, Sunderland, MA, USA, 2006.
Freeland, J. Molecular Ecology. Wiley. 2006.
Hartl, D.L. & Clark, A.G. Principios de Genética de Populações, 4ª ed. ArtMed Editora, Porto Alegre, RS, 2010.
Hedrick, P.W. Genetics of Populations. 3 ed. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury, MA, USA, 2004. 737p.
Nei, M. Molecular evolutionary genetics. Columbia Universityy Press. 1987.
Ridley, M. Evolução. 3 ed. ArtMed Editora, Porto Alegre, RS, 2006.
Weir, B.S. Genetics Date Analysis II: Methods for Discrete Population Genetic Data. Sinauer Associates, Sunderland, MA, USA, 1996.
Revisões e artigos são recomendados ao longo da disciplina.

Ano de Catálogo: 2022

Turma: LWB Vagas: 30