ED803 - Estado e Política Educacional - 2S/2022 Imprimir

O Objetivo da disciplina é examinar o papel do Estado no desenvolvimento do sistema educacional. O processo decisório na formulação das políticas educacionais e os interesses atendidos pelas mesmas. Sempre que necessário, as análises de políticas educacionais serão feitas numa perspectiva comparativa entre Brasil e outros países.

ABRANCHES S. H., SANTOS W. G. E COIMBRA M.A. (1998):Política social e combate a pobreza. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.

ABRUCIO F. L. , COSTA V. M. (1998): Reforma do estado e contexto federativo brasileiro. São Paulo, Fundação Konrad Adenauer , Pesquisas No. 13.

ALMEIDA M.H.T.(1989): Derechos sociales, organización de interesses y corporativismo no Brasil.  México Revista Mexicana de Sociologia, oct-dez.

ANDERSEN G. E. (1991) : As três economias políticas do Welfare State. Revista Lua Nova No. 24 set. São Paulo

ANDERSON P. (1986) As Antinomias de Gramsci. São Paulo  Editora Jorués.

ANDRÉ C. (1995): État providence et compromis institutionalisés. Des origines à la crise contemporaine. In Boyer R. SAILLARD Y. Théorie de la regulation l'état de savoirs  . Paris Éditions de la Découverte.

ARRETCHE M. (2000). Estado Federativo e politicas sociais: as determinantes da descentralização. Rio de Janeiro Revan; São Paulo FAPESP.

ARRETCHE M. RODRIGUEZ V. Orgs(1997): A descentralização das políticas sociais no Estado de São Paulo. São Paulo, Fundap - Fapesp - IPEA

ARRETCHE M. RODRIGUEZ V. Orgs(1999): A descentralização das políticas sociais no Brasil. São Paulo, Fundap - Fapesp – IPEA

AZEVEVEDO J. M. L. (1997) A educação como política pública. Campinas Editora Autores Associados.

BACHRACH P., BARATZ M. (1979): Poder e decisão.  In CARDOSO F. H.,MARTINS C. E. Politica & Sociedade. São Paulo Editora Nacional.

BOBBIO N. (1979) O Marxismo e o Estado. Rio de Janeiro; editora Graal

BOBBIO N. (1982) O Conceito de Sociedade Civil. Rio de Janeiro, editora Graal

BORON A. (1994): Estado, capitalismo e democracia na América Latina. São Paulo; Editora Paz e Terra.

BOSCHI R. Org. (1991): Corporativismo e desigualdade: a construção do espaço público no Brasil. Rio de Janeiro, Rio Fundo Editora - IUPERJ.

BUCI-GLUKSMAN C.(1980) Gramsci e o Estado. Rio de Janeiro; Paz e Terra

CARDOSO F H. (1973) Notas sobre estado e dependência. São Paulo. CEBRAP Caderno 11.

CARNOY M. (1990): Estado e teoria política. Campinas, Papirus.

CASTEL R. (1988): As metamorfoses da questão social; uma crônica do salário. Petrópolis,   RJ. ; Editora Vozes.

CASTEL R. WANDERLEY L. E. WANDERLEY M. B. (1997); Desigualdade e a questão social. São Paulo; Educ.

CLARKE S. (1991) Crise do fordismo ou crise da social-democracia. Revista Lua Nova No. 24 set. São Paulo

CROSSMAN R. H. (1980): Biografia do Estado moderno. São Paulo, Livraria Editora Ciências Humanas.

CROZIER M. (1989): Estado modesto, estado moderno: estratégia para uma  outra mudança.  Brasília, FUNCEP, coleção Administração Pública.

DAHRENDORF R. (1974): Ensaios de teoria da sociedade. Rio de janeiro; Zahar Editores – Edusp

DEBRUN M. (2001) Gramsci Filosofia, Política e Bom Senso. Campinas SP .Editora da Unicamp.

DIAS E. (2000) Gamsci em Turim, a construção do conceito de hegemonia. São Paulo: Xamã

DRAIBE S. (1993): As políticas sociais e o neoliberalismo. In Dossiê Liberalismo/Neoliberalismo, Revista da USP, No. 17 março-abril-maio.

DRAIBE S. M HENRIQUES W. (1988). Welfare State, crise e gestão da crise: um balanço da literatura internacional. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo 3 (6) março.

DRAIBE S. M. (1989):O WELFARE STATE no Brasil: características e perspectivas. Campinas, NEPP Cadernos de Pesquisa No. 8.

DRAIBE S. M. (1992): La reforma del Estado em América Latina: observaciones sobre el caso brasileño. México, Perfiles Latinoamericanos, Año 1 No, 1 - FLACSO.

ELIAS N. (1998) O Processo Cvilizador. Vol 2 . Rio de Janeiro; Zahar Editores   .

ELSTER J. (1989): Marx hoje. São Paulo, Editora Paz e Terra.

ELSTER J. (1989): Reflexiones sobre marxismo, funcionalismo y teoria de los juegos. In ROEMER J.  Org. El marxismo una perspectiva analitica. México Fondo de Cultura Económica.

FERNÁNDES F..(1973) Capitalismo dependente e classes sociais na America Latina. Rio de janeiro, Zahar Editores

FIORI J. L. (1995): Em busca do dissenso perdido: ensaios críticos sobre a festejada crise do Estado. Rio de Janeiro;  Insigth Editorial

FIORI J. L.

Ano de Catálogo: 2022