Unicamp Diretoria Acadêmica

EE032 - Educação Infantil - 2S/2021 Imprimir

Mestrado Profissional

Informações da disciplina

Ementa:

Contribuições de algumas perspectivas teóricas em Psicologia e suas implicações práticas para o estudo e compreensão de questões relacionadas à Educação Infantil; condições e dimensões do desenvolvimento; relações entre pensamento, linguagem, emoção e cognição na dinâmica de constituição do sujeito imerso nas práticas sociais e escolares; imaginação, criação e arte na infância; o papel do brincar no desenvolvimento infantil.

Bibliografia:

BARBOSA, Maria Carmen Silveira.  Por amor e por força: rotinas na educação infantil.  Porto Alegre: Artmed, 2006.

BASÍLIO & KRAMER. Infância, Educação e Direitos Humanos.São Paulo. Cortez, 2003.

BRASIL, MEC. SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Mec/SEF, 1998. (Vol.1,2,3).

CARVALHO, Eronilda Maria Góis de. Educação Infantil: percursos, percalços, dilemas e perspectivas. 2. Ed. Ilhéus: Editus, 2007.

CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

GALVAO, Inês. Henry Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento Infantil. Rio de Janeiro:2001.

GUIMARÃES, Maria Célia (Org.). Perspectivas para a Educação Infantil. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida et al . O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.

KRAMER et ali. Com a pré-escola nas mãos – uma alternativa  curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática,1989.

KUHLMANN JR, Moysés . Infância e educação Infantil: Uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

 _____________________. Educação Infantil e Currículo in FARIA, Ana Lúcia Goulart & Palhares, Marina Silveira. Educação pós LDB: rumos e desafios. São Paulo:UFScar, (1999)

MOYLES, Janet R. [et al.]. A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

OLIVEIRA, Zilma Moraes R. de. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez,1994.

VIGOTSKY L. S.  O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 20

Número de alunos matriculados: 7

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 14:00 - 17:00

Docentes:

  • Roberta Rocha Borges

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: