Unicamp Diretoria Acadêmica

EE004 - Desenvolvimento e Escrita da Dissertação I - 2S/2021 Imprimir

Mestrado Profissional

Informações da disciplina

Ementa:

Elaborar dissertação com desenvolvimento de práticas ressignificadas no espaço educacional, envolvendo um dos eixos temáticos que compõe a Linha Política, avaliação e Gestão Educacional: política da educação básica, planejamento educacional, financiamento da educação básica, gestão educacional, avaliação educacional, trabalho, saúde e subjetividade.

Bibliografia:

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Editora Paz e Terra, São Paulo, 1995. 

ANDERSON, Perry. A crise da crise do marxismo: introdução a um debate contemporâneo. São Paulo : Brasiliense, 1984 

ANDERY, M. A. e outros. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1988. “Introdução”, "Capítulo 8 - Do feudalismo ao capitalismo: uma longa transição", p. 157-174. 

ARANA, H. G. (2007). Positivismo: reabrindo o debate. São Paulo: Autores Associados. 
BOURDÉ, Guy e Hervé Martin. As Escolas Históricas. Portugal : Publicações Europa-América, s/d, Prefácio, p. 9-11 

CARDOSO, C.F.S. História e paradigmas rivais. In: CARDOSO, C.F. e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro : Campus, 1997. pp. 1-23 

CARDOSO, Ciro F.S.. Uma Introdução à História. São Paulo : Brasiliense, 1986. 

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 9ª. Edição. São Paulo : Editora Ática, 1997. 

COMTE, Auguste. Curso de Filosofia Positiva. São Paulo, Abril Cultural (Os Pensadores), 1978, p. 1-39. 

COMTE, Auguste. Discurso sobre o Espírito Positivo. São Paulo, Abril Cultural (Os Pensadores), 1978, p. 40-94. 

CORETH, E.. Questões Fundamentais de Hermenêutica. São Paulo, EPU/EDUSP, 1973. 

CUSSET, F. Filosofia Francesa – a influência de Foucault, Derrida, Deleuze & cia. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

DARTIGUES, André. (1973). O que é a fenomenologia? 2ª ed. Rio de Janeiro: Eldorado. 
ENGELS, F.. Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã. In: MARX, Karl e Friedrich Engels. Obras Escolhidas - Volume 3. São Paulo, Editora Alfa-Omega, s/d, p. 169-207. 

EVANGELISTA, João E.. Crise do marxismo e irracionalismo pós-moderno. São Paulo : Cortez, 1992. 

FOUCAULT, M.. A arqueologia do saber. Petrópolis, Vozes, 1972 

FOUCAULT, M.. As palavras e as coisas. Lisboa, Portugal, s/d. 

GALLO, S. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa (USP), v.32, p. 551 - 565, 2006. 

GAMBOA, S. S. (1998). Epistemologia da Pesquisa em Educação. Campinas: Práxis. 
HABERMAS, J. (2000). O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Editora Martins Fontes. (p. 73-151) 

HEGEL, G.W.F.. [Extratos] História Filosófica. In: GARDINER, Patrick. Teorias da História. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 1964, p. 73-88. 

HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas.... São Paulo, Abril Cultural (Os Pensadores), 1980 

JAEGER, W. (2003). Paidéia: A Formação do Homem Grego. São Paulo: Martins Fontes. 

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 15

Número de alunos matriculados: 6

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 19:00 - 23:00

Docentes:

  • Claudia Amoroso Bortolato
  • Nima Imaculada Spigolon

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00 A -
20:00 A -
21:00 A -
22:00 A -
23:00

Compartilhar: