NG262 - Genética de Populações - 2S/2021 Imprimir

Esta disciplina tem ênfase em estudar os princípios básicos de Genética de Populações, visando o entendimento de processos evolutivos e relacionados com conservação de populações naturais e artificiais. O programa abrange: 1) Introdução à genética de populações; 2) Marcadores moleculares e sequenciamento de nova geração na estimação de parâmetros; 3) Sistemas reprodutivos. Endogamia, índice de fixação e taxa de cruzamento aparente, Equilíbrio de Wright e Hardy-Weinberg; 4) Fatores que alteram as frequências alélicas; 5) Deriva Genética. Populações subdivididas. Efeito Wahlund; 6) Estatísticas F de Wright. Estatísticas de Nei e Cockerham; 7) Fluxo gênico em populações naturais. Medidas diretas e indiretas; 8) Análise da divergência genética. Distâncias, dissimilaridades e construção de dendrogramas; 9) Princípios de filogenia molecular; 10) Tamanho efetivo populacional; 11) Utilização de pacotes computacionais usando o programa R.

Alendorf F., Luikart G., Aitken N. S. Conservation and the Genetics of Populations, Sec. Ed. Blackwell Publishing, 2013.

Falconer, D.S. & Macky, T. Introduction to Quantitative Genetics. 4 Ed. Longman Scientific & Technical, London, 1996.

Falconer, D.S. Quantitative genetics, 2nd Ed. Logman, News York.1981

Gondro, C. 2015. Primer to analysis of genomic data using R, Springer, 1 Ed. 2015.

Hartl, D.L. & Clark A.G. Principles of Populations Genetics. Second edition. Sinauer Associates, Inc. 1997.

Nei, M. Molecular evolutionary genetics.  Columbia Universityy Press. 1987.

Weir, S. B. Genetics Date Analysis II: Methods for Discrete Population Genetic Data, 1996.

Ano de Catálogo: 2021

Turma: MIZ Vagas: 30