Unicamp Diretoria Acadêmica

ED842 - Sociologia da Infância - 2S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A disciplina apresenta alguns/as pensadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que vem recentemente construindo uma Sociologia da Infância que considera a criança como sujeitos de direitos, capaz de estabelecer múltiplas relações, capaz de iniciativas para construírem a própria identidade moral, social e cultural: criadora e criatura da história e da cultura. Analisa as relações adulto-criança e criança-criança (principalmente na abordagem de gênero, de classe social e idade) nos mais diferentes ambientes identificando o papel da infância na construção da realidade social nas atuais modificações da gestão do tempo cotidiano. Pretende fazer levantamento crítico dos estudos e das pesquisas, enfim, da produção nacional em Sociologia da Infância: conceitos e metodologias.

Bibliografia:

ALVIM, M.Rosilene B. e VALLADARES, Lucia  P.Infância e sociedade n o Brasil: um análise da literatura.BIB de ciências sociais, n.26,1988

-ARIÈS, Philippe. La infância (verbete enciclopédia Einaudi). Revista de Educacion, Madrid:281 (historia de la infancia y de la juventud), p.5-18, 1986.

-Cadernos de Pesquisa n.31, Crianças, 1979.

-CHAMBOREDON, Jean C. e PREVOT, Jean. O “ofício de criança”:definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola materna.Cadernos de pesquisa,SP: 59, p.32-56, 1986.

-COHN,Clarice. Antropologia da criança.RJ: Jorge Zahar , 2005.

-CORSARO. William. Le culture dei bambini. Bologna: Il Mulino, 2003. (tem emportugues pela editora Artmed

-DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter e PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância – perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

-DELGADO, Ana Cristina C. e Muller, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa,n.125,2005.

-DEMARTINI,Zeila, FARIA, Ana Lúcia G., PRADO,Patrcia D.Por uma cultura da infância- metodologia de pesquisa com crianças.Campinas: Autores Associados,3ª edição

-Educação e Sociedade. Campinas: n.91, 2005. dossiê “Sociologia da infância”

-Educação, sociedades, culturas. Portugal: n.17, 2002 (número temático em sociologia da infância)

-FARIA, Ana Lúcia G. Infância, educação e classe operária.IN Educação pré-escolar e cultura.SP:Cortez e ed. da unicamp , 2ª ed., 2002, p.55-100.

----------- (org). Infância e educação: as meninas.Cadernos Cedes. Campinas: n.56, 2002.

-FERNANDES, Florestan. As trocinhas do Bom Retiro IN Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis:Vozes, 1979. (novissima edição pela editora 2 cidades)

FARIA,Ana Lúcia G. E FINCO, Daneila SOCIOLOGIA DA INFANICA NO BRASIL .Campinas: Autores Associados, 2011

-FREITAS, Marcos Cezar. Apresentação: Para uma sociologia histórica da infância no Brasil IN Freitas, Marcos C. (org) História Social da Infância no Brasil . SP:Cortez, 1997, 3ª edição.

-GUATTARI, Felix. As creches como iniciação. IN Revoluções moleculares: pulsação política de desejo.SP: Brasiliense, 3ª ed.,1987, p.50-55.

-HENGST, Heinz e ZEIHER, Helga. Per una sociologia dell’infanzia. Milão: Franco Angeli,2000.

-MAUSS, Marcel. Três observações sobre a sociologia da infãncia. Pro-posições Campinas: n.63, 2010.

-MIGLIACCIO, Luciano.Representar  o corpo, representar o selvagem.IN BANKS-LEITE, Luci e GALVÃO, Isabel (orgs) A educação de um selvagem- as experiências pedagógicas de Jean Itard.SP:Cortez, 2000, p.25-38.

-MONTANDON, Cleopatre. Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. Cadernos de pesquisa. SP: n.112, p.33-60,2001.

-MULLER, Fernanda.Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis,trabalho e resistência. Educação e Sociedade. n.95,2006.

-PLAISANCE, Eric.Para uma sociologia da pequena infância.Educação e sociedade. Campinas: n.86, p.219-242, 2004.

-QUINTEIRO, Jucirema.Infância e educação no Brasil:um campo de estudo em construção. IN FARIA, Ana Lúcia G., DEMARTINI, Zeila e PRADO, Patricia (orgs) Por uma cultura da infância- metodologias de pesquisa com criança. Campinas: Autores associados, junho de 2002.

----------Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos. Tese de doutorado. FE-Unicamp. 2000.

---------- Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate.Perspectiva: Florianópolis, v.20, especial, p.137-163,2002.

----------Infância e educação na Sociologia: questões emergentes.

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 50

Número de alunos matriculados: 37

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 19:00 - 23:00

Docentes:

  • Ana Lúcia Goulart de Faria
  • Gabriela Guarnieri De Campos Tebet

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00 A -
20:00 A -
21:00 A -
22:00 A -
23:00

Compartilhar: