ED833 - Educação e Trabalho - 2S/2021 Imprimir

A disciplina visa analisar sociologicamente as transformações no mundo do trabalho e suas implicações para a educação. Especial atenção é dada à organização e às condições de trabalho; à divisão social e internacional do trabalho; ao mercado de trabalho e sua dinâmica; às características do emprego; às políticas públicas relacionadas aos campos da educação e do trabalho; à formação profissional; considerando as relações de classe e de gênero.

Marx, Karl. O capital. Crítica à economia política. 27ª. Edição. Livro primeiro: O processo de produção do capital, volume 1. São Paulo: Civilização Brasileira, 2010. (parte 3: o processo de produção de mais valia (capítulo V); Parte 4, capítulos XI, XII e XIII). Marx, Karl. O capital livro I, capítulo VI (inédito). 1ª. Ed. São Paulo: ed. Ciências Humanas, 1978.

Harvey, David. A condição pós-moderna – uma pesquisa sobre as origens da mudança social. São Paulo: editora Loyola, 1992 (parte 2. A transformação político-econômica do capitalismo do final do século XX)

Castel, Robert. As metamorfoses da questão social – uma crónica social do salariato. Petrópolis: Vozes, 1998 (capítulo VIII. A nova questão social).

IANNI, Octávio. Teorias da globalização.  4ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

Hirata, Helena. Mundialização, trabalho e gênero. Comunicação apresentada no I Seminário “Qual é o sentido social da modernização do trabalho?”, realizada na Unicamp (2005). Programa de intercâmbio científico Fapesp/Cnrs.

DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.

Frigotto, Gaudêncio. A educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez,  1995.

Kuenzer, Acácia Z. Pedagogia da fábrica – as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1986

Texto para discussão: Enguita, Mariano Fernandes. A face oculta da escola – educação e trabalho no capitalismo.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

LEITE, Marcia P.; Neves, Magda A. Trabalho, qualificação e formação profissional – serie II Congresso Latino-americano de Sociologia do trabalho. São Paulo; Rio de Janeiro: Alast, 1998.

Hirata, Helena. Da polarização das qualificações ao modelo da competência. In: FERRETI, Celso. et al (orgs.) Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis: Vozes, 1994.

Ramos, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação. São Paulo: Cortez, 2001.

Kergoat, Daniele. Em defesa de uma sociologia das relações sociais. Da análise crítica das categorias dominantes à elaboração de uma nova conceituação. In: Kartchevsky-Bulport, Andrée et al. O sexo do trabalho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

Hirata, Helena; Kergoat, Daniele. Paradigmas sociológicos e categoria de gênero. Que renovação aporta a epistemologia do trabalho? Revista Novos Cadernos, NAEA, vol.11, n.1, 2009. (disponível em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/262/408. O mesmo texto está em Baçal, S. (Org.). Trabalho, educação, empregabilidade e gênero. Manaus: EDUA, 2009. Ou em Durand, J.P.; Linhart, D. (coords). Les ressorts de la mobilisation au travail. Toulouse: Octarès, 2005.

Seron, Antonio Guerrero. Sociologia del professorado. In: Sociología de la educación. Barcelona: Barcanova, 1993.

Revista Teoria & Educação. Dossiê: Interpretando o trabalho docente. Porto Alegre, n. 4, 1991.

Feldfeber, Myram; Oliveira, Dalila Andrade (comp.) Políticas educativas y trabajo docente. Nuevas regulaciones, nuevos sujetos? Buenos Aires: Noveduc, 2006.

Tumolo, Paulo Sergio; Fontana, Klaletr Bez. Trabalho docente e capitalismo: um estudo crítico da produção acadêmica na década de 1990 no Brasil. VII Seminário Rede Estrado, Buenos Aires, 2008 (também publicado com alterações na revista Educação & Sociedade, 102, 2008)

Dal Rosso, Sadi. Associativismo e sindicalismo em educação – organização e lutas. Brasília: Paralelo 15, 2011.

Gindin, Julián; Ferreira, Marcia Ondina Vieira; Dal Rosso, Sadi. Associati

Ano de Catálogo: 2021