Unicamp Diretoria Acadêmica

ED529 - Planejamento das condições de ensino-aprendizagem - 2S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Na presente disciplina, pretende-se discutir as etapas consideradas relevantes no planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as principais decisões que um professor deve tomar para o desenvolvimento adequado do processo de ensino-aprendizagem com seus alunos. Os conteúdos abordados baseiam-se nas pesquisas desenvolvidas pelo Grupo do Afeto, vinculado ao grupo Alle-Aula desta instituição. As bases teóricas são centradas nas ideias de Vigotski e Wallon. 

Bibliografia:

Referências básicas:

- ALMEIDA, A. R. S. A emoção e o professor: um estudo à luz da teoria de Henri Wallon. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.13, no. 2, p. 239-249,1997.

- FALCIN, D.C. Afetividade e condições de ensino: a mediação docente e suas implicações na relação sujeito-objeto. Relatório de Iniciação Científica. Faculdade de Educação, Unicamp, 2003.

- LEITE, S. A. S. e TASSONI, E.C.M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. Em Azzi, R. e Sadalla, A. M. (Orgs.) Psicologia e Formação Docente. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 113=-141, 2002.

- LEITE, S. A. S. e TAGLIAFERRO, A. R. Afetividade em sala de aula: um professor inesquecível.

Psicologia Escolar e Educacional, v.9, no. 2, 247-260, 2005.

- LEITE, S. A. S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, no. 2, 355-368, 2012.

- LEITE, S. A.S. (Org.) Afetividade: as marcas do professor inesquecível. Campinas: Mercado de Letras, 2018.

- LEITE, S. A. S. e FALCIN, D. O professor inesquecível: afetividade nas práticas pedagógicas. Em

Souza, M. T. C. e Bussab, V. S. R. (Orgs.) Razão e Emoção: diálogos em construção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 213-254, 2006.

- LEITE, S. A. S. e KAGER, S. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio- Avaliação e políticas públicas, v. 17, no. 62, janeiro-março,109-134, 2009.

- LUCKESI, C. C. Avaliação Educacional Escolar: para além do autoritarismo. Tecnologia Educacional, no. 61, novembro-dezembro, 6-15, 1984.

- LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem – componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

- TAGLIAFERRO, A. R. Meu professor inesquecível: a construção de uma memória coletiva. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação, Unicamp, 2003.

- VGOTSK, L. S. A formação social da mente. S. Paulo: Martins Fontes, 1988.

- VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

- WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.

Referências Complementares:

- AUSUBEL, D. P. Educational Psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1968.

- BLOOM, B. S. Taxonomia de Objetivos Educacionais. Porto Alegre: Ed. Globo, 1979.

- GALVÃO, I. Henri Wallon – uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Editora Vozes, 2012, 21ª. edição.

- OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Ed. Scipione, 1993.

- PIMENTA, S. G. e ALMEIDA, M. I. (Orgs.) Pedagogia Universitária – caminho para a formação do professor. São Paulo: Cortez Ed., 2011.

 

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Número de alunos matriculados: 21

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Sérgio Antonio da Silva Leite

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: