SC437 - Tópicos sobre Biopolítica e o Governo da Conduta na Saúde - 2S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Partindo da produção e práticas sobre Políticas Públicas, Gestão e Clínica a disciplina pretende refletir sobre os desafios à Saúde Coletiva no contemporâneo tendo como referência diálogo com a produção de pensadores que tem refletido a temática da biopolítica e do governo das condutas/produção da subjetividade como Foucault, Deleuze, Negri Guattari, Nikolas Rose, Armstrong, Lupton, Butler, Wendy Brown, Rago e outros. Não menos importante, com a crescente literatura brasileira que vem pautando suas investigações pelo diálogo com o pensamento da diferença. Buscará se realizar um aprofundamento teórico sobre as problemáticas contemporaneas tendo como objetivo trazer contribuições para os avanços de políticas e práticas de saúde no Brasil. Políticas Públicas, APS (e, nele, trabalho em equipe, gestão do cuidado, médico generalista/MFC), Saúde Mental (e, nela, prátocas de Redução de Dano) são algumas das problemáticas focos da disciplina. A disciplina terá um vies também prático a medida que buscará subsidiar e contribuir, junto com alunos, para projetos em desenvolvimento que tenham como pano de fundo o referencial acima comentado.

Bibliografia:

ESPINOSA, Baruch. Ética  Demonstrada à Maneira dos Geômetras. In: Espinosa (coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1983.
FOUCAULT, Michel. Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich. A Filosofia na Era Trágica dos Gregos. São Paulo: Hedra, 2008. 265
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia das Letras

Ano de Catálogo: 2021