Ementa:
Problematizar o conceito de cultura e suas relações com a sociedade e com as práticas educativas. Tematizar a cultura e suas relações com a escola contemporânea, como eixo mobilizador das práticas de formação propostas pelos diversos atores da escola.
Bibliografia:
ALMEIDA, M. I de; FERRARI, U. Y. (Org.). Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. São Paulo: Editora Líber Livro, 2008.
CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da educação. São Paulo. SP, 1998.
CATANI, D. B. et al. Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CORSI, A. M. Professoras iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente no ensino fundamental. 2005. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005. Anais... Caxambu: [s.n.], 2005. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt08/gt0866int.rtf Acesso em: 10 jan. 2007.
DINIZ-PEREIRA, J. E.. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000.
FERREIRA, L. A.; REALI, A. M. de M. R. Aprendendo a ensinar e a ser professor: contribuições e desafios de um Programa de Iniciação à Docência para professores de Educação Física. In: 28ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, ANPED, 2005. Anais... 2005.
FULLAN, M.; HARGREAVES, A.. A escola como organização aprendente. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
GARCIA, C. M.. Formação de Professores para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto, 2008.
HUBERMAN, MICHAEL. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de Professores. Porto: Porto Editora, 2007.
GOODSON, I. F. Conhecimento e vida profissional: estudos sobre educação e mudança. PORTO: Porto Editora, 2008. IMBERNÓN,
POPKEWITZ, T. S. A administração da liberdade: a cultura redentora das ciências Educacionais. In: WARDE, M. J. (Org.) Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: PUC/SP, 1998.
Ano de Catálogo: 2021
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 16
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | ||||||
23:00 |