Unicamp Diretoria Acadêmica

EE021 - Cultura, Escola e Formação I - 1S/2021 Imprimir

Mestrado Profissional

Informações da disciplina

Ementa:

Problematizar o conceito de cultura e suas relações com a sociedade e com as práticas educativas. Tematizar a cultura e suas relações com a escola contemporânea, como eixo mobilizador das práticas de formação propostas pelos diversos atores da escola.

Bibliografia:

ALMEIDA, M. I de; FERRARI, U. Y. (Org.). Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. São Paulo: Editora Líber Livro, 2008.

CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da educação. São Paulo. SP, 1998.

CATANI, D. B. et al. Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CORSI, A. M. Professoras iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente no ensino fundamental. 2005. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005. Anais... Caxambu: [s.n.], 2005. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt08/gt0866int.rtf Acesso em: 10 jan. 2007.

DINIZ-PEREIRA, J. E.. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000.

FERREIRA, L. A.; REALI, A. M. de M. R. Aprendendo a ensinar e a ser professor: contribuições e desafios de um Programa de Iniciação à Docência para professores de Educação Física. In: 28ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, ANPED, 2005. Anais... 2005.

FULLAN, M.; HARGREAVES, A.. A escola como organização aprendente. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

GARCIA, C. M.. Formação de Professores para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto, 2008.

HUBERMAN, MICHAEL. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de Professores. Porto: Porto Editora, 2007.

GOODSON, I. F. Conhecimento e vida profissional: estudos sobre educação e mudança. PORTO: Porto Editora, 2008. IMBERNÓN,

POPKEWITZ, T. S. A administração da liberdade: a cultura redentora das ciências Educacionais. In: WARDE, M. J. (Org.) Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: PUC/SP, 1998.

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 16

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 19:00 - 22:00

Docentes:

  • Claudia Amoroso Bortolato

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00 A -
20:00 A -
21:00 A -
22:00
23:00

Compartilhar: